Cancelamento NF-e

Cancelando uma NF-e

Para que você possa cancelar uma nota fiscal é simples e para isso você vai:

1) 🎯Selecionar o tipo de nota que você vai cancelar, podendo ser:

  • Nota de Saída que está no sistema;

  • Nota de Entrada;

  • Transação pendente;

  • Ou transação pendente a ser cancelada manualmente.

Nota de Saída

Para as notas de saída que constam no sistema Ahead, você vai selecionar o tipo de nota como "Nota de Saída" e:

2) 🎯Selecionar o Cliente;

3)🔍 Clicar na lupa, pesquisar e selecionar a nota de saída em questão;

Ao clicar na lupa, para facilitar a busca pela nota em questão, o sistema exibe as notas fiscais emitidas para o cliente selecionado.

4)✍️ Informar o motivo do cancelamento;

5) Clicar em "Cancelar NF-e".

Pronto, nota de saída cancelada com sucesso!

Nota de Entrada

O cancelamento de notas de entrada normalmente é feita para as notas próprias emitidas pela empresa para fins de ajustes. E para que você possa cancelar uma nota de entrada, você vai selecionar o tipo de nota como "Nota de Entrada" e seguir com os passos:

2) 🎯Selecionar o Fornecedor, sendo comumente o de código zero, a própria empresa;

3)🔍 Clicar na lupa, pesquisar e selecionar a nota de entrada em questão;

Ao clicar na lupa, para facilitar a busca pela nota em questão, o sistema exibe as notas fiscais do fornecedor selecionado.

4)✍️ Informar o motivo do cancelamento;

5) Clicar em "Cancelar NF-e".

Pronto, nota de entrada cancelada com sucesso!

Transação pendente

A transação pendente ocorre quando há uma falha na comunicação entre SEFAZ e o sistema Ahead na hora de emitir uma nota fiscal.

Em alguns casos, tecnicamente falando, o sistema grava um log para a nota fiscal que estava sendo emitida, porém não salva a nota no sistema. Ou seja, há vezes que o sistema registra essa tentativa de emissão de nota fiscal, ficando como pendência, e não aparece nas telas de nota de entrada ou de saída emitidas.

Com o log gravado, é possível cancelar essa pendência através dessa opção sem precisar digitar todas as informações manualmente.

Essa necessidade surge, por exemplo, quando o erro de duplicidade é exibido pelo sistema ao tentar emitir a nota.

Então, após selecionar o tipo de nota como "Transações Pendentes", seguir os próximos passos:

2) 🔍Clicar na lupa e selecionar a nota que estava sendo emitida;

Para lhe auxiliar, a data e a hora em que a nota estava sendo emitida é exibida juntamente com a chave de acesso.

Caso você não encontre a nota desejada, vá para "Transações Pendentes Manual".

3) 🔍Verificar se a nota em questão consta ou não no SEFAZ;

NF-e está no SEFAZ

4) ✔️Selecionar "Sim" para a pergunta "Existe no Sefaz?";

5) 🔢Digitar o número do protocolo;

O número do protocolo você encontra em:

6)✍️ Informar o motivo do cancelamento;

7) Clicar em "Cancelar NF-e".

Pronto, pendência cancelada com sucesso!

Alterando a sequência da numeração

Feito o cancelamento da transação pendente que estava no SEFAZ, você precisa alterar a sequência da numeração das notas.

Para isso, acesse:

pageHier. Documentos

NF-e NÃO está no SEFAZ

4) ✖️Selecionar "Não" para a pergunta "Existe no Sefaz?";

5) Clicar em "Cancelar NF-e".

Pronto, pendência cancelada com sucesso!

Transação pendente manual

Você seleciona a transação pendente manual quando precisar cancelar uma nota fiscal que existe no SEFAZ, porém não foi gravado log para ela no sistema Ahead.

Essa necessidade pode surgir quando, ao tentar emitir uma nota, o erro de duplicidade é exibido pelo sistema, por exemplo.

Então, após selecionar "Transações Pendentes Manual", em tipo de nota, você deve:

2) 🔢Digitar os 44 dígitos da chave de acesso da nota em questão;

3) 🔢Digitar o número do protocolo;

O número do protocolo você encontra em:

4)✍️ Informar o motivo do cancelamento;

5) Clicar em "Cancelar NF-e".

Pronto, pendência cancelada com sucesso!

Alterando a sequência da numeração

Feito o cancelamento da transação pendente que estava no SEFAZ, você precisa alterar a sequência da numeração das notas.

Para isso, acesse:

pageHier. Documentos

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