Alteração do Inventário

Visualizando um inventário

Para que você possa visualizar as informações que constam no inventário, você só precisa clicar em "Editar", presente nas "Ações", do inventário em questão.

E pronto, uma nova tela, com todas as informações desse inventário, será aberta.

Assim que um inventário é gerado, o sistema mantém seu status como aberto (Finalizado➔Não) para que uma pessoa verifique sua situação e para depois finalizá-lo.

Na tabela de produtos são exibidos as seguintes informações:

Coluna

Significado

Ações

Botões com algumas ações que podem ser feitas no produto.

Divergente

Informa se para esse produto houve alguma divergência na hora de fazer a contagem do estoque e o cálculo do custo.

Produto

Código e descrição completa do produto do ERP.

UN

Unidade de medida que o produto é estocado.

Qtd.

Quantidade em estoque do produto em questão.

Vlr. Unit.

Custo médio ponderado do valor unitário do produto.

Vlr. Total

Valor total do produto em estoque, calculado por quantidade em estoque multiplicado pelo custo médio do valor unitário.

Propriedade

Informação sobre a relação de posse do produto, se é do informante, do informante em posse de terceiros ou então de terceiros em posse do informante.

Cliente

Caso o produto não seja da propriedade do informante, esse campo sinaliza quem seria o terceiro.

Complemento

Campo destinado a observações extras.

Conta Contábil

Sinaliza a qual conta contábil o produto pertence.

Vlr. efeito IR

Valor que esse produto causa no imposto de renda.

Editando um produto

Quando o produto tiver outra propriedade sem ser "Do informante", será necessário informar a pessoa correta e para isso, você vai editar um produto da lista do inventário.

Para que você possa acrescentar a pessoa e/ou a conta contábil de um produto, você vai:

2) 🎯 Selecionar a pessoa e/ou a conta contábil necessária;

3) Clicar em "Atualizar".

Pronto, produto atualizado com sucesso! Não se esqueça que depois de realizar alterações no inventário, é necessário clicar em "Salvar".

Excluindo um produto

Lembre-se: a alteração só será salva após você clicar em "Salvar", caso contrário você ainda poderá desfazer a exclusão.

Informações complementares

Você pode informar o CST, a base do ICMS e o valor do ICMS de cada produto do inventário e, para isso, você vai:

1) 🖱️ Clicar no botão roxo ao lado do produto em questão;

2) 🖱️ Clicar em "Novo Registro";

3) 💻 Informar o CST, o valor da Base ICMS e o Valor do ICMS;

4) Clicar em "Salvar".

Pronto, informações complementares adicionadas com sucesso!

Não se esqueça de clicar em "Salvar" novamente para que as alterações do inventário sejam salvas.

Produtos com divergências

Em alguns casos o sistema identifica alguma divergência na contagem do estoque, porém permite gerar o inventário contendo a relação de todos os produtos sem algumas informações de quantidade em estoque e o valor unitário. Com isso, se faz necessário contabilizar a quantidade correta que se tem em estoque e informar no inventário.

Um produto com divergência será exibido da seguinte maneira:

Note que os campos "Qtd." e "Vlr. Unit." ficam zerados.

Verificando quais produtos constam divergentes e, depois de feita a contagem em estoque, você vai:

1) 🔢 Informar a quantidade do produto que há no estoque da empresa;

A quantidade que for informada no inventário não fará alterações no estoque. A alteração fica registrada apenas no inventário, assim, o relatório gerado ficará com os valores corretos.

2) 💰 Informar o valor unitário desse produto;

3) 🔄 Alterar de "Divergente" ➔ "Sim" para "Divergente" "Não";

4) Clicar em "Salvar".

Pronto, o produto está de acordo!

Gerando um relatório do inventário

Para que você possa gerar um relatório de análise o inventário, você vai:

1) 🖱️ Clicar em "Relatório", no canto superior direito da tela;

2) 🖱️ Clicar no nome "Relatório" para expandir a tela;

3) 🎯 Selecionar um dos dois tipos de relatório que há;

4) 🎯 Conforme o tipo de relatório selecionado, selecionar o modelo;

5) 🖱️ Clicar em "Filtros" para expandir a tela;

6) 📆 Informar a data inicial do exercício do inventário;

7) Clicar em "Download" e selecionar o tipo do arquivo.

Pronto, o relatório foi salvo com sucesso!

Ao visualizar o arquivo do relatório, você pode verificar que, ao final, já é feito por conta a soma de todos os valores unitários e de todos os valores totais, facilitando para a contabilidade.

Last updated