Alteração do Inventário
Last updated
Last updated
Caminho até lá: Controladoria ➔ Inventário ➔ Alteração do Inventário.
Para que você possa visualizar as informações que constam no inventário, você só precisa clicar em "Editar", presente nas "Ações", do inventário em questão.
E pronto, uma nova tela, com todas as informações desse inventário, será aberta.
Assim que um inventário é gerado, o sistema mantém seu status como aberto (Finalizado➔Não) para que uma pessoa verifique sua situação e para depois finalizá-lo.
Na tabela de produtos são exibidos as seguintes informações:
Coluna | Significado |
Ações | Botões com algumas ações que podem ser feitas no produto. |
Divergente | Informa se para esse produto houve alguma divergência na hora de fazer a contagem do estoque e o cálculo do custo. |
Produto | Código e descrição completa do produto do ERP. |
UN | Unidade de medida que o produto é estocado. |
Qtd. | Quantidade em estoque do produto em questão. |
Vlr. Unit. | Custo médio ponderado do valor unitário do produto. |
Vlr. Total | Valor total do produto em estoque, calculado por quantidade em estoque multiplicado pelo custo médio do valor unitário. |
Propriedade | Informação sobre a relação de posse do produto, se é do informante, do informante em posse de terceiros ou então de terceiros em posse do informante. |
Cliente | Caso o produto não seja da propriedade do informante, esse campo sinaliza quem seria o terceiro. |
Complemento | Campo destinado a observações extras. |
Conta Contábil | Sinaliza a qual conta contábil o produto pertence. |
Vlr. efeito IR | Valor que esse produto causa no imposto de renda. |
Quando o produto tiver outra propriedade sem ser "Do informante", será necessário informar a pessoa correta e para isso, você vai editar um produto da lista do inventário.
Para que você possa acrescentar a pessoa e/ou a conta contábil de um produto, você vai:
2) 🎯 Selecionar a pessoa e/ou a conta contábil necessária;
3) ✅ Clicar em "Atualizar".
Pronto, produto atualizado com sucesso! Não se esqueça que depois de realizar alterações no inventário, é necessário clicar em "Salvar".
Lembre-se: a alteração só será salva após você clicar em "Salvar", caso contrário você ainda poderá desfazer a exclusão.
Você pode informar o CST, a base do ICMS e o valor do ICMS de cada produto do inventário e, para isso, você vai:
1) 🖱️ Clicar no botão roxo ao lado do produto em questão;
2) 🖱️ Clicar em "Novo Registro";
3) 💻 Informar o CST, o valor da Base ICMS e o Valor do ICMS;
4) ✅ Clicar em "Salvar".
Pronto, informações complementares adicionadas com sucesso!
Não se esqueça de clicar em "Salvar" novamente para que as alterações do inventário sejam salvas.
Em alguns casos o sistema identifica alguma divergência na contagem do estoque, porém permite gerar o inventário contendo a relação de todos os produtos sem algumas informações de quantidade em estoque e o valor unitário. Com isso, se faz necessário contabilizar a quantidade correta que se tem em estoque e informar no inventário.
Um produto com divergência será exibido da seguinte maneira:
Note que os campos "Qtd." e "Vlr. Unit." ficam zerados.
Verificando quais produtos constam divergentes e, depois de feita a contagem em estoque, você vai:
1) 🔢 Informar a quantidade do produto que há no estoque da empresa;
A quantidade que for informada no inventário não fará alterações no estoque. A alteração fica registrada apenas no inventário, assim, o relatório gerado ficará com os valores corretos.
2) 💰 Informar o valor unitário desse produto;
3) 🔄 Alterar de "Divergente" ➔ "Sim" para "Divergente" ➔ "Não";
4) ✅ Clicar em "Salvar".
Pronto, o produto está de acordo!
Para que você possa gerar um relatório de análise o inventário, você vai:
1) 🖱️ Clicar em "Relatório", no canto superior direito da tela;
2) 🖱️ Clicar no nome "Relatório" para expandir a tela;
3) 🎯 Selecionar um dos dois tipos de relatório que há;
4) 🎯 Conforme o tipo de relatório selecionado, selecionar o modelo;
5) 🖱️ Clicar em "Filtros" para expandir a tela;
6) 📆 Informar a data inicial do exercício do inventário;
7) ✅ Clicar em "Download" e selecionar o tipo do arquivo.
Pronto, o relatório foi salvo com sucesso!
Ao visualizar o arquivo do relatório, você pode verificar que, ao final, já é feito por conta a soma de todos os valores unitários e de todos os valores totais, facilitando para a contabilidade.
1) 🖱️ Clicar em , do produto em questão;
Se você percebeu que há um produto a mais, sem necessidade, na lista do inventário, você pode excluí-lo. Para isso, basta você clicar em e pronto, o produto foi excluído!