Conciliar
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Caminho até lá: Financeiro ➔ Conciliação bancária ➔ Conciliar.
Nesta tela é possível importar o arquivo do extrato do banco para, posteriormente, ser feita a conciliação bancária. Através desta tela também é possível que você emita um relatório completo do extrato para enviá-lo ao seu contador.
ATENÇÃO!
Para que o processo de conciliação bancária se torne mais fácil, você deve, em primeiro lugar, fazer o retorno da cobrança escritural ou dos títulos do dia anterior para que, em segundo lugar, você importe o extrato para o sistema e, assim, faça a conciliação.
**A importação do arquivo do extrato não pode ser desfeita, portanto se o retorno da cobrança não tiver sido feito, o processo da conciliação bancária terá de ser manual.
Para você importar o extrato do banco para o sistema, você deve possuir o arquivo do extrato baixado no seu computador em formato ".ofx", para depois seguir os seguintes passos:
1) 🎯 Na aba "Importação", selecionar a conta bancária;
3) 🖱️ Clicar em "Importar".
Pronto, arquivo do extrato importado com sucesso! Assim que o arquivo for importado com sucesso, o sistema já exibe a tela de conciliação para que você possa partir para o próximo passo da conciliação.
Para fazer a conciliação, você deve seguir os seguintes passos:
1) 🖱️ Ir para a aba "Conciliação";
2) 🎯 Selecionar a conta bancária;
3) 📆 Digitar o ano e selecionar o mês do extrato;
4) 🖱️ Clicar em "Filtrar Extrato";
Caso você tenha importado o arquivo, o sistema irá exibir a tela pronta com os filtros aplicados e você vai realizar os passos a seguir.
Inicialmente, o sistema irá mostrar todos os dias que constavam no extrato com os valores de débito ou crédito, os sinalizadores de "Conciliar" constarão como vermelhos, ou seja, indicam que para esses dias a conciliação não foi feita ainda e, ao lado, o sistema trás ideias do que podem ser aqueles valores gastos ou ganhos naquele dia, baseado no retorno da cobrança escritural.
5) 🖱️ Com estas informações, você vai precisar confirmar se o que o sistema trouxe como sugestão é de fato aquilo que ocorreu. Para isso, você vai clicar em "Editar" nas "Ações";
6) 👁️ Ao abrir a tela "Extrato no Mobi", você pode visualizar o histórico que veio do extrato desse dia e quais os títulos que, presentes no sistema, foram associados automaticamente;
Caso você queira visualizar o título com detalhes, basta você clicar em cima da descrição que ele apresenta.
7) ✔️ Se as informações estiverem corretas, você vai clicar em "Salvar";
9) ✅ Assim que o sinalizador ficar verde, clicar em "Salvar".
Você pode conciliar os dias que você quiser e por último salvar o progresso. Não é necessário clicar em "Salvar" cada conciliação feita.
Pronto, a conciliação foi feita com sucesso!
Caso a sugestão esteja incorreta ou nenhuma sugestão foi dada para aquele dia, você pode:
2) Agora você vai buscar o título correto ou, para as movimentações que não possuem títulos específicos, selecionar a categoria correta;
Para que você possa informar o gasto ou ganho de uma movimentação que não teve título, você vai:
1) 🎯 Na aba "Novo", selecionar a descrição da movimentação;
Esta descrição é cadastrada em "Categorias".
2) ✏️ Se necessário, você pode acrescentar um complemento como observação;
3) 💰 Digitar o valor desta movimentação;
5) ✅ Clicar em "Salvar";
7) ✅ Assim que o sinalizador ficar verde, clicar em "Salvar".
Pronto, a conciliação foi feita com sucesso!
Para buscar os títulos corretos para fazer a conciliação, você vai:
1) 🖱️ Na aba "Buscar", clicar na lupa de "Relação de Títulos (Contas a Pagar)";
2) 🔍 Buscar e selecionar o título em questão;
Nessa busca de títulos, só irão aparecer os títulos fechados e que não estão relacionados em nenhuma outra data na conciliação.
4) ✔️ Clicar em "Salvar";
6) ✅ Assim que o sinalizador ficar verde, clicar em "Salvar".
Pronto, a conciliação foi feita com sucesso!
Você pode acrescentar observações para cada dia conciliado. Assim, quando o extrato do mês for baixado, as observações aparecerão claramente e, ao mandar para o seu contador, as explicações necessárias já estarão ali. Para que você possa acrescentar uma observação a um dia específico, você vai:
1) 🖱️ Clicar em "Editar" do dia, com o histórico, em questão;
2) ✏️ Na aba "Observação", escrever a informação necessária;
3) ✔️ Clicar em "Salvar";
4) ✅ Clicar em "Salvar".
Pronto, observação salva com sucesso! Assim que você fizer o download do extrato, você poderá visualizá-la.
Provavelmente algum dia não foi conciliado e, para te auxiliar, você pode aplicar o filtro "Conciliado"➔"Não".
Com poucos cliques você pode fazer o download do extrato do mês ou do período que você escolher. Para isso, você vai informar a conta, o ano e mês nos filtros (se desejar, você pode informar um período de dias) e depois clicar em "Download Extrato" e selecionar o formato do arquivo(PDF, Word ou Excel).
Se você estiver no processo da conciliação, não se esqueça de clicar em "Salvar" antes de realizar essas etapas.
Pronto, o arquivo do extrato foi baixado com sucesso!
2) 📁 Clicar em e selecionar o arquivo do extrato;
O botão serve para que você possa limpar todas as informações da tela e já realizar outra importação.
8) 🖱️ Clicar em da coluna "Conciliar";
1) Excluir este título, clicando em, nas "Ações";
4) 🖱️ Clicar em;
6) 🖱️ Clicar em da coluna "Conciliar";
3) 🖱️ Clicar em para adicionar o título;
5) 🖱️ Clicar em da coluna "Conciliar";
Quando você concluir o processo de conciliar todos os dias do extrato, você poderá verificar se o total de débitos e créditos que constam no extrato do banco batem com o total do sistema Mobi ERP. Se tudo estiver de acordo, os números ficaram em verde e o sinalizador irá constar como .
Caso haja alguma divergência, o sinalizador ficae os números vermelhos. Ademais, o valor da diferença é calculado e exibido para que você tenha consciência da divergência e procure onde ocorreu o furo.