Manifesto do Destinatário
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A relação de Manifesto do Destinatário foi criada com o objetivo de otimizar o processo de baixa dos XML e visualização de Danfes. Com essa relação, é possível obter a nota emitida contra a empresa no momento em que ela entrou no SEFAZ, realizar a ciência da operação, fazer o download do XML e fazer a importação da nota (ou para seu sistema ERP ou para o sitema Mobi ERP) com poucos cliques.
É importante salientar que a consulta ao SEFAZ e, se seu sistema Mobi ERP estiver parametrizado para isso, a ciência da operação acontecerão de maneira automática. Elas acontecem de tempos em tempos, com no mínimo 20 minutos de intervalo, ou seja, a consulta e a ciência da operação não acontecem de forma integral, portanto poderá haver momentos em que, por exemplo, notas recém lançadas não conterão o XML, o impedindo de importá-la para o sistema.
Uma nota que ainda não possui CFOP, significa que seu XML não foi baixado e seu Manifesto é declarado como "Sem Manifestação" para quando não tenha sido feita a ciência da operação.
Nesta tela também é possível verificar o ambiente em que o sistema se encontra (produção ou homologação), além de exibir quantos dias restam para o vencimento do certificado digital da empresa, permitindo um controle maior sobre ele e evitando futuros empecilhos.
Ademais, abaixo do campo "Empresas/Filiais", é exibido as últimas datas e horários de atualização do sistema, podendo ser:
Última data em que o sistema buscou a relação de notas no SEFAZ;
Última consulta realizada pelo sistema sobre as notas canceladas;
Última verificação que o sistema fez em relação ao lançamento das notas no sitema ERP. Exibindo o status em que ela se encontra.
Na parte dos filtros é possível especificar e agilizar a sua busca através de:
Período de datas em que as notas foram emitidas;
Período de datas em que as notas deram entrada no sistema ERP;
Podem ser listadas as notas lançadas ou não lançadas no sistema;
Exibe notas em situação de uso autorizado, canceladas, denegadas ou como devolução própria;
Filtro baseado na manifestação que pode ter operação confirmada, desconhecida ou não realizada, serviço em desacordo, ciência da operação feita ou até notas sem manifestação.
Neste campo você pode pesquisar por razão social, chave de acesso ou número da nota;
Esse campo foi criado para que você possa criar um filtro para CFOP, CNPJ, CST, perfil de fornecedor e/ou categoria de produto assim realizar uma pesquisa mais exata ainda.
Exibe notas que já ou que não foram recebidas na unidade da empresa;
Lista os documentos do tipo NF-e, NFC-e, NFS-e ou CT-e (em que a empresa é tomadora do serviço). Quando este filtro não é informado o sistema lista inclusive os CT-e em que a empresa não é tomadora do serviço, mas que está referenciada;
Notas que já apresentam o XML baixado ou não;
Com esse filtro, você pode visualizar somente notas que contenham determinado produto. Nesse campo você pode digitar o código e/ou a descrição do produto em questão.
Caso você faça uso de ordens de compra, você pode optar por utilizar esse filtro e visualizar somente as notas que estão sem nenhuma ordem de compra associada, notas que estão corretamente associadas, ordens de compra que divergem quantidade, preço ou frete.
Usando esse filtro você identifica rapidamente as notas próprias ou de terceiros.
Mostra apenas os documentos que possuem nota complementar.
Com esse filtro você pode verificar quais as notas que estão em processo físico, porém sem ordem, que já foram emitidas, notas associadas com ordens de compra, notas que estão em processo de digitação, se já houve recebimento físico, fiscal XML ou se o recebimento físico foi rejeitado;
Estas etapas só poderão ser feitas caso ainda não haja manifestação. Caso a manifestação do destinatário já tenha sido declarada, o sistema o impedirá de realizar a ciência e, consequentemente, o download do XML.
Nesse caso em que você ainda não possui o XML de uma nota em questão e necessita dela um pouco mais urgente, você pode seguir os seguintes passos:
Feito isso, o sistema irá realizar a ciência e depois mudar o status do Manifesto de "Sem Manifestação" para "Ciência". E note que o XML ainda consta como "Não".
Pronto, agora você poderá utilizar a nota normalmente para visualizar o Danfe ou importá-la para o sistema ERP.
Com a nota atualizada, você perceberá que o CFOP foi resgatado, XML baixado e o SEFAZ ficou com seu status "Ok".
Caso deseje realizar esse processo com um número maior de notas, você pode:
Pronto, XML baixado com sucesso!
Agora você pode associar uma ordem de compra a uma nota e depois importá-la para o sistema Mobi ERP.
É possível que sejam gerados relatórios com base nos filtros aplicados para pesquisa de notas ou você pode gerar um relatório específico e personalizados de acordo com a sua necessidade.
Para gerar um relatório personalizado, entre em contato conosco pelo WhatsApp do suporte que iremos estruturar um relatório personalizado para você.
Para gerar um relatório com base nos filtros que já existem, você deve:
Neste exemplo foram filtradas as notas do tipo NF-e, lançadas, que foram emitidas entre os dias 01/06/2021 e 15/06/2021, que deram entrada no mesmo período e que foram recebidas na empresa.
Pronto! O sistema realizou o download do relatório no formato escolhido.
Caso você faça o download do relatório em excel, você pode incluir filtros para as colunas da tabela para facilitar sua consulta.
Você fará uso desse campo quando, por exemplo, uma nota for devolvida e você deseja importar o CT-e que referenciou essa nota Para isso, primeiro você precisa informar o sistema que a nota foi devolvida para que assim o conhecimento de transporte possa ser importado da maneira correta.
Para marcar a devolução de uma nota, você vai:
O cadastro desses motivos é feito em "Motivos de Devolução".
Pronto! A nota, em sua situação, fica sinalizada em vermelho para que a pessoa do fiscal possa identificar as notas que precisam ser analisadas.
Esse campo serve para caso você queira deixar alguma observação em notas para que seu colega de trabalho veja e entenda a situação de forma rápida.
Para acrescentar uma observação em uma nota, você deve:
Pronto, a sua observação aparecerá no campo "Obs" da nota.
Para desfazer a observação é só clicar novamente em "Documentar", apagar a observação feita e clicar em salvar novamente.
As notas que possuírem uma carta de correção estarão destacadas em amarelo, conforme a imagem abaixo.
Assim que abrir uma pequena aba, você vai poder verificar todas as informações da carta de correção, como a data que ocorreu o evento da correção, a sequência e a correção em si.
Para concluir a visualização da carta de correção, basta você clicar em "Ok".
Pronto, você pôde visualizar a carta de correção rapidamente.
Quando uma nota de entrada contiver uma nota complementar, você facilmente saberá, pois na tela do manifesto ela estará destacada com a cor azul, conforme a imagem abaixo:
Dessa forma, o sistema irá exibir uma pequena tela contendo as informações da nota complementar.
Para concluir a visualização da nota complementar, basta você clicar em "Ok".
Pronto, você rapidamente visualizou as informações da nota complementar e baixou o Danfe desta nota.
Esse campo funciona da mesma maneira que a tela "Confirmação de notas Portaria". Mas, caso a sua empresa não faça uso da portaria fiscal, você pode registrar a nota recebida na unidade da seguinte maneira:
Pronto! A nota fica sinalizada como recebida, com o dia e a hora exatas em que se fez o registro, e ao lado, no campo "Obs.", constará a anotação feita.
Algumas empresas possuem a opção de informar o recebimento na unidade, juntamente com o almoxarifado em que foi posto o produto recebido e já acrescentando a data do vencimento do primeiro boleto (essa opção é normalmente utilizada pelos postos de combustível).
Para informar que uma nota foi recebida fisicamente desta outra maneira, você vai:
A soma das quantidades depositadas nos almoxarifados deve ser igual ou menor que a quantidade total informada na nota.
Para que facilite, a quantidade total que foi informada na nota aparece no canto superior esquerdo da aba de recebimento.
Pronto! A nota fica sinalizada como recebida, com o dia e a hora exatas em que se fez o registro, e ao lado, no campo "Obs.", constará o almoxarifado, a quantidade, a observação feita e a data de vencimento do boleto.
Assim que abrir uma pequena aba, são exibidas todo o histórico dessa nota com a data e a hora exata em que foram realizados cada evento.
Para concluir a visualização, é só clicar em "Ok".
Complementando as informações Adicionais, a aba "Auditoria", trás mais informações como:
Criação: Mostra a data e o horário exato de quando a nota entrou no Ahead.
Exportado em: Depois da disponibilidade do download do xml, é feita essa exportação para o ERP, contendo data e hora exata de tal operação.
Revalidou Sefaz: Indica que a nota se encontra no periodo de verificação de cancelamento.
Apontamento Portaria: Aponta que a nota passou pela portaria.
É através da tela do manifesto do destinatário que você poderá realizar a associação de uma ordem de compra com uma nota fiscal de compra.
Assim, quando a associação é feita com sucesso, ao dar entrada na nota fiscal, o status da ordem de compra é atualizada e é dita como atendida ou parcialmente atendida.
Além disso, quando uma associação está sendo feita, você poderá observar se as informações de quantidade e valor estão de acordo com o que realmente foi pedido.
Portanto, para que você possa associar ordens de compra a uma nota fiscal, você vai:
É importante lembrar que para realizar a associação da ordem de compra, a nota fiscal não pode ter sido importada ainda e a ordem de compra deve estar cadastrada corretamente no sistema.
3) Ao abrir a guia de associação de ordem de compra, você pode associar a ordem de duas maneiras:
3.1) O sistema, de forma automática, associe a ordem com todos os produtos possíveis:
Nesta pequena aba, o sistema exibe todas as ordens de compra que sejam referente a esse fornecedor e que ainda estejam abertas.
Caso a ordem de compra que você deseja associar não apareça nessa listagem, verifique o cadastro da ordem de compra.
3.1.4) Feito isso, o sistema irá informar se a ordem de compra foi associada com os produtos dessa nota ou se nenhuma ordem foi associada no processo.
Caso nenhuma ordem seja associada no processo, associe a ordem de compra produto por produto (segunda maneira).
3.2) Associar cada linha da ordem de compra com cada produto da nota fiscal:
Pronto, associação salva com sucesso!
Nova ferramenta de documentação da nota, nela, de forma pratica e rápida, você pode registrar quaisquer observações ou peculiaridades se julgar necessário. Veja como encontra-la:
Clique nos três pontinhos da nota em questão que deseja documentar.
Clique em documentar.
E aqui você pode fazer os registros de acordo com a necessidade.
Atenção!
Todos registros criados, não poderão ser apagados nem removidos, portanto, o histórico é permanente.
Para agilizar e torna-la mais rápida esta checagem da observação, deixando o mouse em cima, já se obtém todas as informações necessárias sobre ela, como na imagem abaixo
1) Clicar eme selecionar "Ciência da Operação";
2) Agora, você irá clicar novamente em e dessa vez selecionar "Download XML";
1) Selecionar as notas em questão;
2) Rolar a tela para baixo e em "Evento", selecionar "Ciência da Operação";
3) Clicar em "Executar Evento";
4) Verificar se o Manifesto foi alterado para "Ciência" e então prosseguir;
5) Selecionar novamente as notas;
6) Em evento selecionar "Download do XML" e depois clicar em ;
1) Informar quais filtros serão aplicados na busca de notas;
2) Clicar em "Relatórios Recebimentos";
3) Selecionar em qual formato você quer o relatório;
Para que você possa verificar todos os detalhes da nota, basta você clicar em da nota em questão e depois clicar em "Detalhes da nota", assim, uma nova guia com o detalhamento da nota será aberta e você poderá conferir todas as informações contidas nela.
1) Clicar em da nota em questão;
2) Clicar em "Devolução";
3) Clicar na lupa de "Devolução" e selecionar o tipo da devolução;
4) Por conta, o sistema informa a descrição, mas você pode escrever de forma mais específica o motivo da devolução;
5) Clicar em "Salvar".
1) Clicar em da nota em questão;
2) Clicar em "Documentar";
3) Escrever a observação em "Documentar";
4) Clicar em "Salvar".
Para que você possa visualizar, de forma rápida e prática, a correção feita, você vai clicar emda nota em questão e depois clicar em "Carta de Correção".
Caso queira, você pode baixar e verificar o PDF da carta apenas clicando em e selecionando PDF.
E para que você possa visualizar a nota complementar que foi feita para esta nota, você vai clicar emda nota em questão e depois clicar em "Nota Complementar".
Você pode baixar e visualizar o XML e o Danfe dessa nota, para isso você vai clicar em da nota e selecionar qual destes arquivos você deseja fazer o download.
1) Clicar em da nota em questão;
2) Clicar em "Recebido na unidade";
3) Se necessário, você pode escrever alguma observação;
4) Marcar o campo "Recebido";
5) Clicar em "Salvar".
1) Clicar em da nota em questão;
2) Clicar em "Recebido na unidade";
3) Selecionar em qual almoxarifado o produto foi depositado;
Para cada almoxarifado é necessário clicar em "Novo Registro", mas caso você queira excluir um registro de almoxarifado, basta você clicar em .
4) Informar a quantidade que foi posto em cada almoxarifado;
5) Informar o primeiro vencimento do boleto;
6) Marcar a nota como recebida;
7) Se necessário, acrescentar alguma observação no campo "Documentar";
8)Clicar em "Salvar".
O sistema sempre guarda um histórico de todos os eventos que são realizados em cada nota, juntamente com um histórico de transporte. Caso você necessite visualizar este histórico, você vai clicar em da nota em questão e depois clicar em "Informações adicionais".
1) Clicar em da nota em que você deseja realizar a associação da ordem;
2) Clicar em "Ordem de Compra";
3.1.1) Clicar na lupa da esquerda;
3.1.2) Selecionar a ordem de compra em questão;
3.1.3) Clicar empara que o sistema associe por conta;
3.2.1) Selecionar o produto em questão;
3.2.2) Clicar na lupa da direita;
3.2.3) Selecionar a linha correta da ordem de compra que faz referência ao produto selecionado;
4) Verificar, aceitar ou não as divergências;
5) Clicar em "Salvar".