Geração do Inventário

Gerando um novo inventário

Para que você possa gerar um inventário da forma correta, você vai:

1) 📆 Digitar o mês e o ano do exercício que você deseja;

2) 🎯 Selecionar o motivo, o mais comum é "Final de Período";

3) ✏️ Informar como você vai chamar esse inventário, no campo "Descrição";

4) 📆 Informar a data de referência;

Para fins fiscais, recomenda-se informar o último dia do mês como data de referência. Entretanto, você pode informar outra data que necessitar.

O sistema irá utilizar o preço de custo médio calculado até a data de referência informada.

5) 🎯 Selecionar se a busca de produtos será:

  • "Categoria", você poderá selecionar quais categorias que irão constar nesse inventário;

  • "Inventariado", o sistema irá inventariar todos os produtos que, no seu cadastro, indicam que irão para o inventário;

  • "Produto", com esta opção, você só terá a possibilidade de acrescentar os produtos que faltam no inventário de um período específico;

6) 🖱️ Selecionar o tipo de processamento:

  • "Adicionar produtos faltantes", como o nome já diz, você pode adicionar ao inventário, já existente, os produtos que faltaram;

  • "Novo/Substituir", você criará um novo inventário ou substituirá o inventário existente do exercício selecionado;

7) Clicar em "Processar".

Pronto, o inventário foi gerado com sucesso!

Agora você pode visualizar, modificar e emitir um relatório com esse inventário em "Alteração do Inventário".

Caso ocorra algum erro que envolva, conversão de unidade de medida por exemplo, você deve primeiro cadastrar essas conversões para que o sistema possa calcular corretamente os valores do inventário.

Em algumas exceções, o sistema informa um aviso e gera o inventário da mesma maneira. Posteriormente, você terá que fazer a alteração da quantidade em estoque e do valor unitário no inventário para que ele fique dentro dos conformes.

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