Ecommerce
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Comercial Integração Ecommerce

Alguns Conceitos

Para entender o funcionamento do Ecommerce no AHEAD é extremamente importante entender alguns conceitos básicos de funcionamento antes.
  • O AHEAD utiliza o Tray para realizar a comunicação e buscar pedidos, clientes e atualizar o estoque de Produtos Ecommerce
  • O Tray é um hub de marketplaces que comunica-se com plataformas como Mercado Livre, Magalu, etc.
  • Os códigos dos produtos registrados no AHEAD são diferentes do ID que ele possui no Tray, por isso, é importante não alterar o código de um produto no Tray após ele ter sido sincronizado com o AHEAD
  • O botão "Sincronizar" localizado em Comercial ➔ Integração Ecommerce ➔ Sincronização é o meio que o AHEAD utiliza para comunicar-se com o Tray.

Lojas

Diferente de uma loja física, ter uma variedade de produtos de diferentes tipos, muitas vezes não é conveniente para o cliente, visto que, em uma busca online é procurado algo mais específico e com objetividade. Por esse motivo, é possível criar diversas Lojas com diferentes tipos de produtos para o cliente saber o que encontrará.
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Comercial ➔ Integração Ecommerce ➔ Lojas

Criando uma nova Loja

Esse processo é realizado por nós da AHEAD, ou seja, não é necessário ser feito pelo usuário.
1) Clicar em "Novo Registro"
2) Preencher os campos obrigatórios*
Os campos Consumer Key e Consumer Secret são necessários para o AHEAD poder entrar em contato com o Tray e buscar as informações de pedidos.
  • Status Buscar Pedido:
Informa-se nesse campo qual a descrição os produtos terão que ter no Tray para o Ahead buscar o Pedido.
Informação contida clicando no
  • Status Atualizar Pedido:
Caso alguma informação não esteja de acordo ou tenha sido alterada, necessitando assim, atualizar algum registro, é possível através desse campo conversar com o Tray para que a informação esteja de acordo.
Informação contida clicando no
  • Status Buscar Pedido Cancelado:
Quando um Pedido é cancelado no Tray, é necessário informar nesse campo qual status será buscado para o Ahead entender quando ele foi cancelado
  • Status Atualizar Pedido Cancelado:
Seguindo a mesma lógica de atualizar as informações de um Pedido, nesse campo é possível atualizar as informações de um pedido já cancelado
  • Status PE ao Faturar Nota:
Esse campo é utilizado para comunicar-se com o Tray para prover a informação de que o pedido já foi faturado e emitido a nota.
Informação contida clicando no

Categorias

Quando trata-se de Ecommerce, a diversidade de produtos que são trabalhados é grande, então, para isso, existe a Relação de Categorias de Produtos Ecommerce na qual é possível classificar e segmentar os produtos comercializados.
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Comercial ➔ Integração Ecommerce ➔ Categorias

Criando uma nova Categoria

1) Clicar em "Novo Registro"
2) Preencher os campos obrigatórios* e informar a qual Loja ele pertencerá
O código está relacionado a ordem em que aparecerá na listagem

Produtos Ecommerce

Os Produtos cadastrados para Ecommerce possuem características a mais do que a de produtos físicos
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Comercial ➔ Integração Ecommerce ➔ Produtos Ecommerce

Cadastrando um novo Produto Ecommerce

Apenas criar um Produto Ecommerce não é o suficiente para avisar o Tray que foi criado um novo produto! Após concluir todas as etapas, é necessário realizar a "Sincronização"
1) Clicar em "Novo Registro"
2) Existem mais campos preenchíveis em comparação com o Cadastro de Produtos normal, porém a lógica é parecida, preencha todos os campos obrigatórios* e coloque especificações caso julgue interessante:

Cadastro de Kits

Os kits são muito convencionais quando se trata de compras online, o sistema Ahead não controla o estoque de Kits, somente controla a quantidade de seus componentes. O controle de kits é realizado pela plataforma Tray.
➔ Para informar se um produto possui kit ou não, é necessário seguir os seguintes passos:
  • Clicar em
    para editar o Produto Ecommerce
  • Em Cadastro do Produto é possível visualizar a opção mais abaixo "Produto possui kit", ao marcar como "sim" aparecerá o campo "Componentes" antes não visto
  • Dentro desse campo serão dadas as informações básicas dos produtos contidos no kit, o AHEAD levará esses dados para o Tray e o mesmo trará novamente ao AHEAD por meio da sincronização, atualizando quantidades de estoque.

Sincronização

Recapitulando, a Sincronização é o meio do AHEAD comunicar-se com o Tray e trazer informações como: pedidos, clientes e movimentar estoque. Por esse motivo, é necessário realizar o uso do botão Sincronização para atualizar qualquer dado alterado em algum dos sistemas.

Utilizando o botão Sincronização

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Comercial ➔ Integração Ecommerce ➔ Sincronização
1) Selecionar a Loja que deseja ser realizada a Sincronização na aba "Pedidos"
2) Clicar em "Sincronizar" que, automaticamente, irá ser feita a troca de informações de pedido e estoque
3) Além disso, irão ser trazidas informações específicas como, quais foram os Produtos de Estoque Atualizados, informando qual estoque os mesmos pertencem
4) Também irá ser possível visualizar uma listagem com todos os erros que deram
  • Dentro da Aba "Logs Sincronização" é possível visualizar com detalhes todas as sincronizações realizadas, exibindo seus pedidos, produtos atualizados, pedidos cancelados e erros
Quando ocorrer algum erro em uma sincronização o Log daquela tentativa estará com a cor branca
  • A Aba "Nota Fiscal" exibe todas notas emitidas por meio do Ecommerce, lá poderão ser visualizadas informações como: Chave de Acesso, Valores e Clientes

Pedidos Ecommerce

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Comercial ➔ Pedidos ➔ Pedidos
Os pedidos realizados por Ecommerce são filtrados por Pedidos Web - PEW, e para realizar a filtragem é necessário seguir os seguintes passos:
1) Clicar em
e selecionar PEW
2) Clicar em "Filtrar Pedidos"
Nessa etapa serão exibidos todos os pedidos buscados através da Sincronização com o Tray

Faturando Pedidos Ecommerce

Os Pedidos Web são faturados da mesma maneira que os pedidos normais. Para faturá-los é necessário seguir os seguintes passos:
1) Selecionar os Pedidos que serão faturados
2) Clicar em "Gerar Notas"
3) Selecionar "sim" e a nota será gerada
Ao marcar como sim o sistema irá comunicar-se com o Tray enviando o xml da NFe.
Caso dê algum erro na sincronização da nota, há a opção de reenviar ela pela Aba de "Nota Fiscal" dentro de Sincronização