Módulo de Devoluções
O Módulo de devoluções é um processo específico utilizado por empresas que lidam com um volumes grandes de devoluções.
Caminho até lá:
Suprimentos ➔ Recebimentos ➔ Notas Devolução

Filtros e Processos Cotidianos

Dentro dos filtros utilizados, em empresas maiores, é sempre importante filtrar pela Unidade referente e visualizar as Não Lançadas, além de especificar as "Não Vistas", para isso, são utilizados os seguintes filtros:
Estes processos não são obrigatórios, são apenas uma maneira utilizada para encontrar as informações desejadas de forma mais filtrada!
Filtros
  • Devolução Aprovada?
Este filtro diz respeito se a Devolução passou por análise e está tudo ok, porém, ao colocar como Não Vistas, serão exibidas as que nem sequer foram vistas. Dessa Forma, o usuário poderá fazer uma primeira Análise. Caso aquela NFD já foi vista, e mesmo assim consta como não vista, o procedimento padrão é incluir uma Observação no campo Obs.
  • Atendido Por:
Este filtro utiliza como base o Coordenador ou Vendedor que atendeu esta Nota, por isso é importante designar certos coordenadores para usuários específicos, para tornar a busca mais filtrada.

Sinaleiras

Esta tela torna o processo mais intuitivo devido às Sinaleiras, que tem o objetivo de informar qual a Situação daquela nota, seja devido a valores incoerentes ou qualquer outro motivo, cada uma possui um significado referente àquela NFD específica. As Sinaleiras são exibidas ao lado das Notas de Devolução para o usuário já saber de qual caso ele está tratando:
As Sinaleiras são divididas em:

Vermelha

A Sinaleira Vermelha é exibida ao lado da nota que possui alguma divergência de valor, a mesma podendo ser no preço dos itens em comparação com a nota de origem, ou até mesmo nos Impostos, NCM, CFOP. Dependendo da divergência existirão certas formas de proceder, por exemplo:
  • Se o erro estiver relacionado aos valores dos itens, é necessário pedir ao cliente que ele troque a nota.
  • Se for um erro referente aos valores dos impostos, no caso, que tenham sido menores do que a nota de origem, pode-se fazer apenas uma nota de complemento.
  • Caso o valor dos impostos na nota de devolução tenha sido maior do que a nota de origem, é necessário realizar a troca da nota.
  • Caso o erro seja em NCM ou CFOP, a maneira de proceder será solicitar uma carta de correção, alterando para a numeração correta. Caso haja um valor em um CFOP que exija um valor específico, terá que ser feita a troca da nota pois não é possível retirar este valor.
  • Caso o cliente lance a nota com a unidade de medida diferente da nota de origem, deve-se calcular e informar o Fator de Conversão (FC) da unidade do cliente para com a unidade que estava na nota de origem.
O campo Fator de Conversão (FC) encontra-se entrando nos detalhes da nota:

Amarela

A Sinaleira Amarela é aplicada quando uma NFD necessita de alguma carta de correção, a Carta de Correção é necessária quando precisam-se de ajustes nos valores de CFOP, NCM e CST. Quando o caso é uma CST incorreta, só será permitido o lançamento após uma correção ou autorização da direção, a mesma deve estar de acordo com a nota de origem.

Laranja

No caso da Sinaleira Laranja, não há uma precisão em relação a indicação dela, pois a mesma é exibida em diversos casos que podem ocorrer, por exemplo:
  • Quantidade devolvida maior que a da nota de origem, ou vice-versa.
  • CNPJ diferente da nota de origem.
  • Foi relacionado um item incorreto através do "De para" de produtos automático do Ahead, causando divergências.

Roxa

A Sinaleira Roxa é mostrada quando é necessário realizar um "De para" de produtos, isto ocorre quando o cliente informa o código do produto incorreto ou até mesmo que não esteja na memória do Ahead. Para prosseguir e resolver esta divergência, é necessário realizar esta relação manualmente:
Realizando um "De para" de produto
1) Clicar nos e , após isso, selecionar "De para de produto"
2) Irá abrir uma nova tela, nesta tela você conseguirá visualizar o campo "Observações" daquela nota:
3) Descendo um pouco mais a tela, é possível observar os produtos que não possuem vínculo no Ahead contendo a informação de "Sem Vínculo" na coluna de Origem "De Para"
4) Para vincular este produto à algum do Ahead, somente clique em "Selecione uma opção" e escolha o produto correto
Caso deseje visualizar todas as relações dos outros produtos desta nota, desmarque o campo "Mostrar não relacionados"