Orçamentos Solares
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Um orçamento nasce na solicitação, a partir deste ponto são calculados os valores e detalhados todos os processos referentes àquele projeto.
Caminho até lá: Comercial IG ➔ Comercial ➔ Orçamentos Solares - Vendedores
Para criar um orçamento colocando o status do mesmo em "Solicitação" é necessário seguir os seguintes passos:
1) Clicar em "Novo Registro"
2) Na "Solicitação" serão adicionadas informações pertinentes para criar-se um orçamento.
Observações: este campo será preenchido com dados importantes para montar-se a base do orçamento. O mesmo pode ser preenchido com informações como terreno, localização, fatores limitantes, etc.
Contas de Energia: este módulo serve para ser feito o anexo de arquivos referente à conta de energia, ou até mesmo, uma foto do telhado ou terreno. Para isso, é preciso apenas clicar em "Novo Registro"
3) Preencher os campos obrigatórios *
4) Após seguir estes passos, apenas clique em "Salvar" e pronto!
Este Orçamento ficará salvo como "Solicitação" e aparecerá na Relação de Orçamentos Solares
Ao colocar o status de "Solicitação" em um Orçamento, é possível visualizá-lo na Relação de Orçamentos Solares.
Com base nas informações previamente adicionadas na criação da Solicitação, é possível montar um valor para aquele Projeto.
2) Clicando nesse ícone, poderão ser acessados os detalhamentos daquela Solicitação.
3) Consultando as informações daquele Projeto, conseguimos formar um Orçamento para ser posteriormente acessado pelo Vendedor. Para criar, é necessário clicar em "Novo Registro".
É possível acessar o módulo de criar novos Orçamentos na parte inferior da guia!
3) Clicar em "Salvar" e o Projeto será alimentado com informações de valores.
Todo Projeto ao passar pela fase de Solicitação, passa para um Cálculo, este cálculo ao ser concluído, avança para etapa de Entrega. Estes processos são chamados de Status e podemos visualizá-los da seguinte maneira:
Conforme o processo vai acontecendo deverão ser editados os Status daquele Orçamento em questão para o Orçamento ser organizado da maneira mais correta.
Ao ter sido feito um Orçamento para um Projeto, o Vendedor deve poder acessar aquela informação, para isso, ele deve seguir da seguinte maneira:
Este módulo irá mostrar uma listagem de todos os Orçamentos feitos para aquele Vendedor. Cada usuário pode visualizar apenas os Projetos que dizem respeito a sua pessoa, apenas o gestor comercial consegue visualizar os Projetos de todos os Vendedores!
Esta tela será aberta:
Podem ser visualizados todos os Orçamentos que aquele Projeto teve, lembrando que o mesmo pode sofrer alterações no seu valor devido a imprevistos ou negociações.
Na aba "Histórico" poderão ser lançadas informações referentes àquele Orçamento:
Quando o Projeto estiver "vendido", é possível visualizá-lo na aba "Projeto":
A aba "Agendamentos" é feita para quando deve-se realizar uma ida presencial neste cliente:
Não esqueça de Salvar ao concluir o preenchimento de cada aba!
Na tela do Vendedor, é possível visualizar em que Status estão todos os Orçamentos destinados àquele Vendedor, com base nisso, fica implícito que só é possível o Vendedor realizar alterações nos que dizem respeito a ele. Dentre estas alterações, existe a possibilidade de mudar o Status de um Orçamento:
Clicando no Status:
Abrirá a tela para ser alterado o Status daquele Orçamento.
Quando o Status está como "Entregue", é necessário apenas adicionar alguma informação que pode ser pertinente:
Este Status é adicionado quando o Orçamento está "Disponível para Entrega", não necessariamente precisa ter sido entregue!
Os Status "Revisão" e "Negociação" exigem apenas uma Observação, assim como "Entregue"
Ao colocar o Status como "Perdido" o Orçamento aparecerá como fechado e não será exibido na Tela do Vendedor.
O único Status que exige um pouco mais de informações é o de "Vendido":
Os dados informados nos campos de "Condição de Pagamento" e "Prazo de Instalação" são previamente determinados pela empresa.
Ao ser colocado o Status de "Vendido" em um Orçamento, irão passar a ser utilizados alguns módulos que não serão mais controlados pelo Vendedor:
As abas importantes para um Orçamento vendido localizam-se na parte inferior da página!
Como estamos tratando de Orçamentos vendidos, os módulos que vão nos interessar serão os de:
1) Financeiro:
➔ Neste módulo serão apresentadas as informações contidas no valor do Orçamento e a Condição de Pagamento:
➔ Também podem ser adicionados outros Orçamentos clicando em "Novo Registro":
Na informação de "Saldo" mostrará o valor daquele Orçamento e o quanto falta ser pago!
2) Informações Extras:
➔ Dentro deste módulo serão adicionadas mais informações para ocorrer um detalhamento melhor daquele Orçamento, assim como também podem ser colocadas informações referentes à comissão de cada Vendedor:
Observações: O projeto de energia solar pode ocorrer envolvendo dois Vendedores. Podendo ser organizado dessa maneira:
Vendedor 1: É o Representante, ou seja, participante da equipe externa de atuação comercial.
Vendedor 2: É o participante da equipe interna, este por padrão, acaba acompanhando esta venda desde o início.
De acordo com essas participações, é feita a base da comissão para cada Vendedor!
➔ O campo "Data Limite" será preenchido automaticamente a partir do ponto que já foi efetuado um primeiro pagamento e registrado no campo de Histórico Financeiro:
Ela é calculada da seguinte forma: Data do Pagamento + Prazo
➔ Clicando em "Novo Registro" é possível adicionar mais informações referentes à custos:
Campos como "Engenheiro" determinam valores para os campos de Custos Fixos.
Também podem ser anexados arquivos referentes àquele Orçamento!
3) Histórico:
➔ Lembra-se daquela tela onde encontramos os "Históricos" na tela do Vendedor?
➔ Nós podemos definí-los aqui!
➔ Note que será informada a data que foi criado este Histórico, além de mostrar quem foi o autor do mesmo:
4) Contas de Energia:
➔ Este módulo é alimentado lá no começo da Solicitação e pode ser visualizado posteriormente pela equipe interna
5) Alterações:
➔ Todas as Alterações realizadas aparecerão neste módulo:
➔ Serão exibidas as informações de Usuário de quem alterou e quando alterou
Lembrando que estes módulos só poderão ser acessados pela equipe de gestão interna, o Vendedor NÃO tem acesso a estes recursos!
Um projeto pode ter vários formatos, com base nisso são montadas Tarefas referentes àquele Projeto. Estas formatações são definidas pela equipe de Gestão Interna nesta tela:
Como mencionado anteriormente, cada Processo pode conter um padrão de Tarefas diferentes, por isso, ao ser montado aquele Projeto ele seguirá a formatação referente ao Processo escolhido. Para visualizarmos esta informação é necessário:
1) Clicar em "Editar" o Processo referente:
2) As Tarefas que serão geradas em um Projeto com aquele Processo serão informadas no módulo Tarefas
Dentro deste módulo existem as seguintes possibilidades:
➔ Por exemplo: Pode determinar-se que para concluir a Tarefa 2, é necessário ter concluído já a Tarefa 1, dessa forma, selecionamos nas Dependências da Tarefa 2 a Tarefa 1, desta maneira:
Também é possível determinar um Prazo e quando ele irá passar a valer:
O último passo para parametrizar aquele Processo é selecionar quem será o Responsável por cada um deles:
Após terem sido seguidos todos esses passos, não esqueça de clicar em "Salvar" e assim terá sido parametrizado aquele Tipo de Projeto!
A partir do ponto que um Orçamento está como o Status de "Vendido" aparecerá a opção de "Gerar Projeto"
Quando um projeto já está gerado, aparecerá essa informação como "Sim":
➔ Ao clicar neste "Sim" o usuário será levado para as Tarefas daquele Projeto
A partir daqui, o Vendedor pode visualizar estas telas para consultar seus respectivos Projetos. Um método para consultar os Projetos de maneira mais adequada é utilizando o "Painel Projetos":
Caminho até lá: Gestão Escritório ➔ Projetos ➔ Painel de Projetos
Nesta tela, o Vendedor poderá visualizar apenas os Projetos que dizem respeito à ele, apenas a equipe de Gestão Interna pode visualizar os Projetos de todos Vendedores:
➔ Cada usuário pode visualizar apenas aquilo que lhe é conveniente utilizando o filtro de Visão:
Visão: Refere-se a quais campos serão exibidos ao realizar a consulta dos Projetos, algumas informações não são muito úteis para alguns setores. Por esse motivo foram criados os filtros de Visão, possibilitando ao Usuário visualizar apenas o que diz respeito às suas Tarefas.
As colunas são disponibilizadas de acordo com a necessidade de cada setor e parametrizado em Visão, ao consultar esta tabela, irá mostrar se já foram concluídas etapas como "Cadastro de Cliente, Criação de Pedido, etc"
➔ Clicando em "Concluído" ou em "Novo" o Usuário será levado à Tarefa daquela Coluna, por exemplo:
➔ Ao Clicar em "Concluído" da coluna de Cadastro de Cliente, foi direcionado para a Tarefa referente a este cadastro:
Uma função importante para facilitar a consulta de informações é a possibilidade de simplesmente posicionar o Cursor do Mouse para obter informações do Histórico daquela Tarefa:
Existem dois botões na tela de Painel de Projetos, cada um possui sua função:
➔ Levará para todas as Tarefas referente àquele Projeto:
➔ Este botão tem a função de levar ao Orçamento Vendido referente àquele Projeto:
Caminho até lá: Comercial IG ➔ Comercial ➔ Orçamentos Solares
1) Para editar as informações de um orçamento, deve-se clicar no ícone de .
Caminho até lá: Comercial IG ➔ Tabelas ➔ Status Orçamentos Solares
Caminho até lá: Comercial IG ➔ Comercial ➔ Orçamentos Solares - Vendedores
Clicando em é possível visualizar os vários Orçamentos que aquele Projeto recebeu:
Clicando em é possível realizar o download daquele Orçamento:
Caminho até lá: Comercial IG ➔ Comercial ➔ Orçamentos Solares - Vendedores
Caminho até lá: Comercial IG ➔ Comercial ➔ Orçamentos Solares
Clicando no ícone de abrirá a tela para editar as informações daquele Orçamento:
➔ Descendo um pouco a página, é possível acrescentar mais informações referentes ao Financeiro clicando em "Novo Registro" e no botão
Não esqueça que é possível realizar o download daquele arquivo anexado clicando em !
Caminho até lá: Gestão Escritório ➔ Projetos ➔ Cadastro de Processo
"Excluir" a Tarefa:
"Notificar" algum usuário:
➔ Ao clicar no é possível escolher um Usuário para ser notificado ao ser criada aquela Tarefa:
Para o Processo ficar mais organizado, é possível criar "Dependências" tornando uma Tarefa como impossibilitada de ser concluída se outra específica não foi:
➔ Clicando no ícone de abrirá uma tela para registrar as Dependências:
É importante também adicionar uma Descrição para o Usuário entender do que se trata aquela Tarefa, para isso deve-se clicar em :