Orçamentos Solares
Last updated
Was this helpful?
Last updated
Was this helpful?
Um orçamento nasce na solicitação, a partir deste ponto são calculados os valores e detalhados todos os processos referentes àquele projeto.
Para criar um orçamento colocando o status do mesmo em "Solicitação" é necessário seguir os seguintes passos:
1) Clicar em "Novo Registro"
2) Na "Solicitação" serão adicionadas informações pertinentes para criar-se um orçamento.
Observações: este campo será preenchido com dados importantes para montar-se a base do orçamento. O mesmo pode ser preenchido com informações como terreno, localização, fatores limitantes, etc.
Contas de Energia: este módulo serve para ser feito o anexo de arquivos referente à conta de energia, ou até mesmo, uma foto do telhado ou terreno. Para isso, é preciso apenas clicar em "Novo Registro"
3) Preencher os campos obrigatórios *
4) Após seguir estes passos, apenas clique em "Salvar" e pronto!
Ao colocar o status de "Solicitação" em um Orçamento, é possível visualizá-lo na Relação de Orçamentos Solares.
Com base nas informações previamente adicionadas na criação da Solicitação, é possível montar um valor para aquele Projeto.
2) Clicando nesse ícone, poderão ser acessados os detalhamentos daquela Solicitação.
3) Consultando as informações daquele Projeto, conseguimos formar um Orçamento para ser posteriormente acessado pelo Vendedor. Para criar, é necessário clicar em "Novo Registro".
3) Clicar em "Salvar" e o Projeto será alimentado com informações de valores.
Todo Projeto ao passar pela fase de Solicitação, passa para um Cálculo, este cálculo ao ser concluído, avança para etapa de Entrega. Estes processos são chamados de Status e podemos visualizá-los da seguinte maneira:
Conforme o processo vai acontecendo deverão ser editados os Status daquele Orçamento em questão para o Orçamento ser organizado da maneira mais correta.
Ao ter sido feito um Orçamento para um Projeto, o Vendedor deve poder acessar aquela informação, para isso, ele deve seguir da seguinte maneira:
Este módulo irá mostrar uma listagem de todos os Orçamentos feitos para aquele Vendedor. Cada usuário pode visualizar apenas os Projetos que dizem respeito a sua pessoa, apenas o gestor comercial consegue visualizar os Projetos de todos os Vendedores!
Esta tela será aberta:
Na aba "Histórico" poderão ser lançadas informações referentes àquele Orçamento:
Quando o Projeto estiver "vendido", é possível visualizá-lo na aba "Projeto":
A aba "Agendamentos" é feita para quando deve-se realizar uma ida presencial neste cliente:
Não esqueça de Salvar ao concluir o preenchimento de cada aba!
Na tela do Vendedor, é possível visualizar em que Status estão todos os Orçamentos destinados àquele Vendedor, com base nisso, fica implícito que só é possível o Vendedor realizar alterações nos que dizem respeito a ele. Dentre estas alterações, existe a possibilidade de mudar o Status de um Orçamento:
Quando o Status está como "Entregue", é necessário apenas adicionar alguma informação que pode ser pertinente:
Os Status "Revisão" e "Negociação" exigem apenas uma Observação, assim como "Entregue"
Ao colocar o Status como "Perdido" o Orçamento aparecerá como fechado e não será exibido na Tela do Vendedor.
O único Status que exige um pouco mais de informações é o de "Vendido":
Ao ser colocado o Status de "Vendido" em um Orçamento, irão passar a ser utilizados alguns módulos que não serão mais controlados pelo Vendedor:
Como estamos tratando de Orçamentos vendidos, os módulos que vão nos interessar serão os de:
1) Financeiro:
➔ Neste módulo serão apresentadas as informações contidas no valor do Orçamento e a Condição de Pagamento:
➔ Também podem ser adicionados outros Orçamentos clicando em "Novo Registro":
2) Informações Extras:
➔ Dentro deste módulo serão adicionadas mais informações para ocorrer um detalhamento melhor daquele Orçamento, assim como também podem ser colocadas informações referentes à comissão de cada Vendedor:
➔ O campo "Data Limite" será preenchido automaticamente a partir do ponto que já foi efetuado um primeiro pagamento e registrado no campo de Histórico Financeiro:
➔ Clicando em "Novo Registro" é possível adicionar mais informações referentes à custos:
3) Histórico:
➔ Lembra-se daquela tela onde encontramos os "Históricos" na tela do Vendedor?
➔ Nós podemos definí-los aqui!
➔ Note que será informada a data que foi criado este Histórico, além de mostrar quem foi o autor do mesmo:
4) Contas de Energia:
➔ Este módulo é alimentado lá no começo da Solicitação e pode ser visualizado posteriormente pela equipe interna
5) Alterações:
➔ Todas as Alterações realizadas aparecerão neste módulo:
➔ Serão exibidas as informações de Usuário de quem alterou e quando alterou
Um projeto pode ter vários formatos, com base nisso são montadas Tarefas referentes àquele Projeto. Estas formatações são definidas pela equipe de Gestão Interna nesta tela:
Como mencionado anteriormente, cada Processo pode conter um padrão de Tarefas diferentes, por isso, ao ser montado aquele Projeto ele seguirá a formatação referente ao Processo escolhido. Para visualizarmos esta informação é necessário:
1) Clicar em "Editar" o Processo referente:
2) As Tarefas que serão geradas em um Projeto com aquele Processo serão informadas no módulo Tarefas
Dentro deste módulo existem as seguintes possibilidades:
➔ Por exemplo: Pode determinar-se que para concluir a Tarefa 2, é necessário ter concluído já a Tarefa 1, dessa forma, selecionamos nas Dependências da Tarefa 2 a Tarefa 1, desta maneira:
Também é possível determinar um Prazo e quando ele irá passar a valer:
O último passo para parametrizar aquele Processo é selecionar quem será o Responsável por cada um deles:
Após terem sido seguidos todos esses passos, não esqueça de clicar em "Salvar" e assim terá sido parametrizado aquele Tipo de Projeto!
A partir do ponto que um Orçamento está como o Status de "Vendido" aparecerá a opção de "Gerar Projeto"
Quando um projeto já está gerado, aparecerá essa informação como "Sim":
➔ Ao clicar neste "Sim" o usuário será levado para as Tarefas daquele Projeto
A partir daqui, o Vendedor pode visualizar estas telas para consultar seus respectivos Projetos. Um método para consultar os Projetos de maneira mais adequada é utilizando o "Painel Projetos":
Nesta tela, o Vendedor poderá visualizar apenas os Projetos que dizem respeito à ele, apenas a equipe de Gestão Interna pode visualizar os Projetos de todos Vendedores:
➔ Cada usuário pode visualizar apenas aquilo que lhe é conveniente utilizando o filtro de Visão:
As colunas são disponibilizadas de acordo com a necessidade de cada setor e parametrizado em Visão, ao consultar esta tabela, irá mostrar se já foram concluídas etapas como "Cadastro de Cliente, Criação de Pedido, etc"
➔ Clicando em "Concluído" ou em "Novo" o Usuário será levado à Tarefa daquela Coluna, por exemplo:
➔ Ao Clicar em "Concluído" da coluna de Cadastro de Cliente, foi direcionado para a Tarefa referente a este cadastro:
Uma função importante para facilitar a consulta de informações é a possibilidade de simplesmente posicionar o Cursor do Mouse para obter informações do Histórico daquela Tarefa:
Existem dois botões na tela de Painel de Projetos, cada um possui sua função:
➔ Levará para todas as Tarefas referente àquele Projeto:
➔ Este botão tem a função de levar ao Orçamento Vendido referente àquele Projeto:
Caminho até lá: Comercial IG ➔ Comercial ➔ Orçamentos Solares
1) Para editar as informações de um orçamento, deve-se clicar no ícone de .
Caminho até lá: Comercial IG ➔ Tabelas ➔ Status Orçamentos Solares
Caminho até lá: Comercial IG ➔ Comercial ➔ Orçamentos Solares - Vendedores
Clicando em é possível visualizar os vários Orçamentos que aquele Projeto recebeu:
Clicando em é possível realizar o download daquele Orçamento:
Caminho até lá: Comercial IG ➔ Comercial ➔ Orçamentos Solares - Vendedores
Caminho até lá: Comercial IG ➔ Comercial ➔ Orçamentos Solares
Clicando no ícone de abrirá a tela para editar as informações daquele Orçamento:
➔ Descendo um pouco a página, é possível acrescentar mais informações referentes ao Financeiro clicando em "Novo Registro" e no botão
Não esqueça que é possível realizar o download daquele arquivo anexado clicando em !
Caminho até lá: Gestão Escritório ➔ Projetos ➔ Cadastro de Processo
"Excluir" a Tarefa:
"Notificar" algum usuário:
➔ Ao clicar no é possível escolher um Usuário para ser notificado ao ser criada aquela Tarefa:
Para o Processo ficar mais organizado, é possível criar "Dependências" tornando uma Tarefa como impossibilitada de ser concluída se outra específica não foi:
➔ Clicando no ícone de abrirá uma tela para registrar as Dependências:
É importante também adicionar uma Descrição para o Usuário entender do que se trata aquela Tarefa, para isso deve-se clicar em :