Notas de Saída
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Caminho até lá: Comercial ➔ Cadastro ➔ Nota de Saída.
1) 🖱️ Clicar em "Emissão";
Sem necessitar refazer praticamente todo o processo de criação de um novo pedido, você pode emitir uma nota referente a um pedido de forma simples e rápida:
2) 💼 Informar o cliente;
3) 🔍 Clicar em "Buscar Pedidos";
4) 🎯 Selecionar o pedido(podendo ser mais que um) para o qual será emitido a nota;
Os pedidos que possuem o valor em "Adc." destacado em vermelho, indicam que esse pedido teve um adiantamento pago.
5) 🎯 Selecionar os produtos em questão;
Caso o pedido tenha sido informado um ou mais cartões de crédito, é obrigatório que você selecione todos os produtos daquele pedido. Caso contrário, o seguinte aviso aparecerá:
6) ➕ Clicar em "Adicionar";
7) 🕵️ Verificar se as informações estão corretas;
8) 🖱️ Clicar em "Emitir";
9) 🕵️ Verificar as informações dos títulos que serão gerados pela nota, como a data de vencimento e o valor;
10) ✅ Clicar em "Emissão".
Pronto, nota emitida com sucesso!
Caso você esteja tentando vincular dois ou mais pedidos em uma mesma nota e não está conseguindo, o sistema provavelmente está te impedindo por causa dos bloqueios de pedidos explícitos na última coluna e legendados em baixo dos pedidos. Se atente a eles!
Nesse exemplo, o bloqueio é gerado devido a divergência da condição de pagamento, para um pedido a condição é "a vista", já para o outro é "30/60 dd".
Para estas situações, é necessário que sejam geradas Notas Fiscais separadas.
Nesta aba do complemento, é possível visualizar e alterar a finalidade da nota, o tipo de documento, a data de emissão, o portador e a posição do títulos que serão gerados. Além disso, é nessa aba que você poderá informar quais serão as chaves de acesso que serão referenciadas nessa nota de saída.
Uma nota fiscal de saída pode ter diferentes finalidades e, dentre elas estão:
A nota complementar fiscal é utilizada quando você deseja corrigir alguma informação que foi emitida de forma incorreta na nota principal e não possa mais cancelar ela. Para emitir uma nota complementar da maneira correta, você vai:
2) 🖱️ Ir para a aba "Complemento";
3) 🔄 Alterar a finalidade da nota de "NF-e Normal" para "NF-e Complementar";
4) 📁 Em "Nota Referenciada", você terá que digitar os 44 dígitos da chave de acesso da nota a ser complementada;
6) 🔙 Voltar para a aba "Principal";
7) 💼 Informar o cliente;
8)🎯 Selecionar uma condição de pagamento que seja "Sem Faturamento";
9)💻 Informar a "Operação";
10)➕ Acrescentar um produto genérico, cadastrado conforme decidido pela parte contábil da sua empresa;
12) 🖱️ Clicar em "+ Informações";
13) 💰 Informar os impostos manualmente, conforme definido pela parte fiscal da sua empresa;
14) 🖱️ Clicar em "Salvar";
15)🖱️ Clicar em "Emitir", depois de verificar todas as informações;
16) 🕵️ Verificar as informações dos títulos que serão gerados;
17) ✅ Clicar em "Emissão".
Pronto, nota de ajuste emitida com sucesso!
A nota de devolução é utilizada quando você, por algum motivo, precisa devolver uma mercadoria ao fornecedor. Para que você possa emitir uma nota de devolução da forma correta, você deve continuar com os seguintes passos:
2) 🖱️ Ir para a aba "Complemento";
3) 🔄 Alterar a finalidade da nota de "NF-e Normal" para "NF-e de Devolução";
4) 📁 Em "Nota Referenciada", você terá que digitar os 44 dígitos da chave de acesso da nota a ser devolvida, podendo haver mais que uma nota a ser referenciada;
6) 🔙 Voltar para a aba "Principal";
7) 💼 Informar o cliente normalmente, nesse caso o cliente é o fornecedor que receberá a mercadoria que está sendo devolvida;
8)🎯 Selecionar uma condição de pagamento que seja a adequada para a sua situação. Cada caso é diferente e, para esse exemplo, será usado uma condição sem faturamento;
9)💻 Selecionar a "Operação";
O nome da operação pode variar de empresa para empresa, pois depende de como ela foi cadastrada no sistema.
9) ➕ Acrescentar os produtos que serão devolvidos;
10) 💰 Retirar o preço dos produtos, se necessário;
Para as notas de devolução, as tributações dos produtos devem ser informadas manualmente, porque os impostos podem mudar de uma devolução para outra.
12) 🖱️ Clicar em "+ Informações";
13) 💰 Informar os impostos manualmente, conforme definido pela parte fiscal da sua empresa;
14) 🖱️ Clicar em "Salvar";
Caso você queira que apareça no Danfe quais foram as notas referenciadas nesta nota de devolução, você pode acrescentar a observação de "Notas referenciadas" em "Dispositivos Legais".
15)🖱️ Clicar em "Emitir", depois de verificar todas as informações;
16) 🕵️ Verificar as informações dos títulos que serão gerados;
17) ✅ Clicar em "Emissão".
Pronto, nota de devolução emitida com sucesso!
A Nota Fiscal de Ajuste é utilizada quando se faz necessário realizar um ajuste de crédito ou débito das tributações. Esse tipo de nota fiscal não se refere à transações com mercadorias e é emitida apenas para fins escriturais. Por exemplo para corrigir o balanço do final do mês.
Para que você possa emitir uma nota fiscal de ajuste da forma correta, você deve continuar com os seguintes passos:
Neste exemplo será usado o regularização de ST.
2) 🖱️ Ir para a aba "Complemento";
3) 🔄 Alterar a finalidade da nota de "NF-e Normal" para "NF-e de Ajuste";
4) 🔙 Voltar para a aba "Principal";
5) 💼 Informar o cliente, que, para esse caso, é a própria empresa - normalmente cadastrada com o código 0;
6)🎯 Selecionar uma condição de pagamento que seja "Sem Faturamento";
7)💻 Informar a "Operação", cadastrado conforme decidido pela parte contábil da sua empresa;
8)➕ Acrescentar um produto genérico, cadastrado conforme decidido pela sua empresa;
10) 🖱️ Clicar em "+ Informações";
11) 💰 Informar os impostos manualmente, conforme definido pela parte fiscal da sua empresa;
12) 🖱️ Clicar em "Salvar";
13)🖱️ Clicar em "Emitir", depois de verificar todas as informações;
Se correto, nenhum título será gerado ao emitir essa nota.
14)✅ Clicar em "Emissão".
Pronto, nota de ajuste emitida com sucesso!
Na aba das informações de pagamento, você pode verificar e acrescentar informações referentes ao pagamento com cartão de crédito.
Para acrescentar um cartão para pagamento, você vai:
1) 🖱️ Clicar em "Novo Registro", para cada cartão é necessário acrescentar um novo registro;
2) 💰 Informar o valor que será pago em cada cartão;
Lembre-se: ao informar o pagamento com um ou mais cartões de crédito, o total a ser pago com cartão deve ser igual ao total financeiro do documento.
3) 🎯 Selecionar a bandeira;
4) 🎯 Selecionar a operadora cadastrada no sistema;
5) 🔢 Digitar, obrigatoriamente, o número de autorização;
Caso a nota esteja sendo emitida através da busca de pedidos e as informações dos cartões já tenham sido informadas, o sistema irá resgatar os dados lá postos.
Ao clicar em "Emitir", o sistema irá exibir as informações de parcelas, vencimentos e valores dos títulos que serão gerados juntamente com a nota de saída.
Quando houver a informação de pagamento com cartão de crédito com uma condição parcelada, o sistema irá replicar o número de parcelas dependendo do número de cartões que foram inseridos. Ou seja, haverá uma primeira parcela, que vencerá em 30 dias, para o cartão Mastercard e uma primeira parcela, que vencerá em 30 dias, para o cartão Visa, e assim por diante.
Depois de verificar todas as informações, basta clicar em "Emissão".
Pronto, nota de saída emitida com sucesso!
Na aba "Comissão" você vai encontrar as informações referentes as comissões de determinado valor que serão dadas para determinado atendente ou representante que contribuiu para a venda dos produtos. Nesta aba, você também poderá acrescentar ou retirar essas informações conforme necessário.
O representante ou atendente será resgatado automaticamente se já estiver mencionado no pedido, mas para adicionar uma pessoa para receber a comissão, basta selecionar um atendente ou representante já cadastrado no sistema que o cálculo da comissão será feito de forma automática.
Pronto, comissão acrescentada com sucesso!
Nesta aba dos dispositivos legais, é possível visualizar, acrescentar e remover as observações que ficam contidas na parte mais inferior do Danfe.
Para um pedido que teve o pagamento adiantado, por exemplo, podemos adicionar essa observação no Danfe desta nota, para isso:
1) 👉 Ir para a aba "Dispositivos Legais";
2.1) 🎯 Selecionar a observação em questão;
3) ✔️ Para conferir, você pode clicar em "pré-visualizar" e verificar os "Dados Adicionais";
4) 🖱️ Clicar em "Emitir", se tudo estiver correto.
Pronto! Agora todas as observações postas estarão presentes na parte mais inferior do Danfe.
Na aba dos totais são exibidos todos os valores do documento, com descontos, acréscimos, impostos e o total financeiro que a nota gerará para a empresa. Assim, você pode verificar se as informações estão de acordo com o que foi combinado com o seu cliente.
É na aba de produtos que são exibidos os produtos e suas informações que foram adicionados na nota de saída e que sairão de estoque assim você emitir essa nota. Nesta aba você poderá acrescentar e remover itens, editar a quantidade e valores unitários. Além disso, você poderá verificar as tributações aplicadas para cada produto.
Para acrescentar um produto na nota, basta:
🔍 Clicar na lupa;
🎯 Pesquisar e selecionar o produto em questão;
Depois de acrescentar os produtos desejados, você poderá verificar a unidade de medida que está sendo vendida, a quantidade, o preço bruto (preço bruto por unidade de medida), a percentagem e o valor de desconto - se houver, o preço líquido (preço bruto com a aplicação do desconto para cada 1 quantidade), o preço total (preço líquido multiplicado pela quantidade, de cada item) e, por último, o preço total dos produtos (soma de todos os preços totais).
Você pode fazer alterações nos campos UM, Quantidade, Preço Bruto, % Desc. e $ Desc. conforme a sua necessidade. Os campos Preço Líquido e Preço Total vão se ajustando automaticamente.
Para remover um item da lista, basta você:
❌ Clicar em "Remover".
Pronto, o item foi removido da lista, mas lembre-se de clicar em "Salvar", se não a alteração não será salvo!
Ademais, você pode verificar as informações de impostos atribuídas para cada produto e, para isso:
🖱️ Clicar em "+ Informações".
Ao abrir a tela de informações adicionais, serão exibidas a operação fiscal que foi selecionada automaticamente pelo sistema e a classificação fiscal do produto. Além de constar o NCM e todos os valores de impostos conforme cadastrado na operação fiscal utilizada.
Para determinadas finalidades de notas, é possível informar os tributos manualmente.
Em "Demais Campos", você encontra as informações de peso, valor de seguro, frete e despesa aduaneira e o fator de conversão de unidade de medida, se houver.
Os valores de peso são resgatados do cadastro do produto.
Na aba dos adicionais que você encontrará informações como lista de preço, embalagem, almoxarifado, data de solicitação e data prevista.
Você pode selecionar uma lista de preço, conforme a necessidade da sua situação, que já esteja cadastrada no sistema. Assim, o preço será resgatado de forma automática, conforme estiver cadastrado na lista.
Haverá situações em que a lista de preço não permitirá que você altere o preço do produto por causa do parâmetro que foi informado quando ela foi cadastrada.
Caso seja necessário, você também pode alterar de qual almoxarifado sairá o produto em questão e a embalagem que utilizará.
Ademais, você pode informar a data prevista de entrega e a data em que foi feita a solicitação, se desejar.
Nesta aba de descontos, você poderá informar algum desconto que foi feito para essa nota conforme foi acordado com seu cliente.
Para acrescenta um desconto, você vai:
🔍 Clicar na lupa;
🎯 Selecionar o tipo de desconto cadastrado no sistema;
💰 Digitar o valor ou alterar o percentual do desconto;
Pronto, desconto aplicado com sucesso!
Já nesta aba de acréscimos, você pode acrescentar os valores extras para esse documento como frete, seguro, despesa aduaneira, entre outros.
E para acrescentar um valor de acréscimo, estando na aba "Acréscimos", você vai:
🔍 Clicar na lupa;
🎯 Selecionar o tipo de acréscimo que será feito, conforme já cadastrado no sistema;
💰 Digitar o valor ou alterar o percentual do acréscimo;
Pronto, acréscimo feito com sucesso!
Na aba de transportes, você pode verificar as informações referentes ao transporte dessa mercadoria que será vendida.
Assim que entrar na aba, no campo "Transportadora", são exibidos as informações de frete, identificação da transportadora, os pesos, entre outros campos.
Além disso, nessa aba você pode selecionar a opção de entrega em um endereço diferente do faturamento que consta na parte inferior esquerda da tela.
Ao marcar essa opção, outros campos são exibidos para o preenchimento conforme necessário.
Para que você possa realizar a emissão de uma nota de exportação basta seguir os simples passos a seguir:
2) 💼 Selecionar o cliente do exterior;
3) 🎯 Selecionar a operação fiscal que se refere a exportação (verificar com o responsável por esses cadastros dentro da sua empresa);
4) 📍 Na aba "Complemento", você vai selecionar o Estado de exportação, ou seja, de qual Unidade Federativa irá sair a mercadoria para exportar;
5) 📍 Digitar local da exportação, ou seja, qual é o local de embarque da mercadoria para a exportação;
Caso esses campos não apareçam para você, verifique o campo de "País" no cadastro da pessoa que você selecionou como cliente.
6) 📦 Feito isso, basta acrescentar os produtos com a quantidade e o preço de acordo;
7) ➕ Se necessário, acrescentar descontos e/ou acréscimos (como seguro, frete, entre outros);
8) 🕵️ Verificar as informações de totais, transporte e os demais campos, podendo validar pela pré-visualização do Danfe;
9) 🖱️ Clicar em "Emitir";
10) ✅ Verificar os títulos e clicar em "Emissão".
Pronto, nota de exportação emitida com sucesso!
Caso você esteja tentando emitir uma nota de saída e o sistema retornou um erro de duplicidade de chave de acesso, você deve cancelar a nota de saída que não está no sistema para poder emitir outra nota corretamente.
Para cancelar uma NF-e, acesse:
Cancelamento NF-eSe você tentou emitir uma nota de saída para fora do Brasil e o Ahead lhe alertou sobre um erro que diz "Unidade Tributável incompatível com NCM informado", isso ocorre pois o NCM cadastrado no produto não esta nos parâmetros da padronização estipulada pelo Sefaz em relação à Exportações.
Fique por dentro das atualizações: https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=/NJarYc9nus=
5) 🖱️ Clicar em, nas "Ações";
11) 🖱️ Clicar em, ao lado do produto inserido;
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9) 🖱️ Clicar em, ao lado do produto inserido;
2) 🖱️ Em "Observação", clicar na lupa;
2.2)🖱️ Clicar em, nas "Ações";
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🖱️ Clicar em , do item em questão;
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