Grupo de usuários

Cadastrando um novo grupo de usuários

Para cadastrar um novo grupo de usuários no sistema, você tem duas opções:

  • criar um grupo do zero, para as situações que não há nenhum grupo que tenha permissões parecidas para copiar;

  • ou duplicar um grupo existente e acrescentar e/ou remover algumas permissões, para os casos em que o grupo que deve ser criado terá permissões muito parecidas com um grupo de usuários já cadastrados.

Criando um grupo do zero

1) 🖱️ Clicar em "Novo Registro";

2) 💻 Digitar o nome do grupo de usuário conforme sua necessidade;

Os campos de "Dias para Log." e "Auditoria" estão sem uso no momento, portanto você pode informar 30 dias para log e auditoria "Não".

Já o campo "Administrador", você decide o que melhor caberia para a sua situação, se esse grupo será de administradores ou não.

3) 🖱️ Clicar em "Permissões" para expandir a tela;

4) 🔍 Ao expandir a tela, você verá que o sistema possui muitos módulos, de diversas áreas com diversas telas, portanto você terá que buscar quais telas esse grupo de usuários terá acesso para visualizar e/ou alterar informações;

4.1)💡 Para lhe auxiliar nessa busca você possui algumas opções existentes na tela:

4.1.1) 🎯 Pelo campo "Área", você pode filtrar por setor para que seja exibido apenas as telas de determinada área.

4.1.2) Com o botão "Contrair Tudo", todos os módulos são minimizados e, junto com a aplicação do filtro de área, fica mais fácil encontrar as telas de determinado módulo de determinada área.

4.1.3) Para expandir um módulo e visualizar as telas que ele contém, basta você clicar no ao lado de cada módulo. E, para minimizá-lo novamente, você apenas precisa clicar em .

4.1.4) Caso queira expandir todos os módulos novamente, basta clicar em "Expandir Tudo".

4.1.6) 📍 Assim que a barra branca aparecer no topo da sua tela, você pode pesquisar pela tela do sistema desejada que ela será exibida (sendo destacada) rapidamente.

5) 🎯 Depois de encontrar as telas que você deseja, você vai selecioná-las conforme sua necessidade:

5.1) 👁️ Para permitir apenas a visualização da tela, sem permitir edições de informações, selecionar apenas a primeira coluna, desmarcando o campo da segunda coluna;

5.2) ✏️ E para permitir o grupo de usuários visualizar e alterar, marque as duas colunas;

5.3) O botão "Marcar/Desmarcar todos" permite que você marque todas as telas de uma vez só e, clicando novamente, limpe todas as marcações;

6) Depois de selecionar todas as telas corretamente, clicar em "Salvar".

Pronto, grupo de usuários cadastrado com sucesso!

Para a tela do manifesto do destinatário você pode definir outros parâmetros específicos em "Hier. de Parâmetros do Sistema".

Duplicando um grupo existente

Você pode optar por duplicar o cadastro de um grupo já existente para casos em que poucas permissões mudam e, para isso, você vai:

2) 📃 Clicar em "Duplicar";

3) ✔️ Confirmar a duplicação do registro;

4) ✏️ Pronto, o registro foi duplicado e, depois que o sistema exibe automaticamente o cadastro da cópia do registro, você vai alterar a descrição do grupo de usuários;

5) 🖱️ Clicar em "Permissões" para expandir a tela;

6) 🎯 Selecionar e/ou desmarcar as telas que esse grupo terá acesso para visualizar e alterar, conforme sua necessidade;

7) Clicar em "Salvar".

Pronto, grupo de usuários cadastrado com sucesso!

Last updated