Pedidos

Nesta parte do manual veremos tudo relacionado a pedidos, como criar um orçamento, efetivar orv para pedido, gerar adiantamentos, entre outros.

Nesta tela do sistema é possível que você realize as emissões de pedidos, busque e visualize as informações dos pedidos já emitidos, além de poder gerar notas fiscais para um ou mais pedidos.

Tipos de documento

Nesta tela onde se cria um novo pedido, é possível alterar o tipo de documento podendo ser:

Tipo doc.

Descrição

Casos utilizados

ORV

Orçamento

Criar orçamento para cliente e depois efetivá-lo como pedido.

ORV-P

Orçamento para Prospect

Criar orçamento específico para prospect.

PCON

Pedido de Consumo/baixa

Cria pedido para a baixa de estoque de mercadorias.

PE

Pedido de Venda

Pedido tradicional para vendas.

PE-DEV

Pedido de Devolução

Criar um pedido de devolução de mercadoria.

PETRAN

Pedido de Transferência

Criar pedido de transferência de mercadoria de uma loja para a outra, assim realiza a movimentação de estoque.

PEW

Pedidos WEB

Pedidos feitos via website.

PTRO

Pedido de Troca

Pedido específico para a troca de mercadoria.

Criando um novo pedido

Para cadastrar um novo pedido no sistema, você vai:

1)✏️Clicar em "Novo";

2) 🎯Selecionar "Pedido de Venda", em "Documento";

3) Informar:

3.1)💼o cliente;

3.2)💳a condição de pagamento;

3.3)🖱️o tipo de operação;

Assim que o cliente for informado, a condição de pagamento pode ser resgatada automaticamente, conforme informado em seu cadastro.

4) 🎯Selecionar os produtos desse pedido;

6)💰Digitar o preço por unidade de medida e a quantidade a ser vendida;

OU

6) 💰 Informar a quantidade e, em "Adicionais", alterar a lista de preço que possui o preço correto do produto em questão;

7)🖱️Clicar em "Salvar".

Pronto, pedido realizado com sucesso!

Info Pagamentos

Nessa aba do pedido você pode verificar para qual portador e a posição que será gerado o(s) título(s) quando o pedido for faturado.

Além disso, é nessa aba que você poderá informar o pagamento por cartão de crédito. Para isso, você vai:

1) 🖱️ Clicar em "Novo Registro";

O pagamento pode ser feito em quantos cartões forem necessários.

2) 💰 Digitar o valor que será pago;

O valor que será pago em cartão, deve ser exatamente igual ao valor do total financeiro do pedido

3) 🎯 Selecionar a bandeira do cartão de crédito;

4) 🎯 Selecionar a operadora;

5) 🔢 Digitar o número de autorização, sem essa informação não será possível concluir o pedido;

6) Clicar em "Salvar";

Pronto, cartão de crédito salvo com sucesso!

E-mail

Para que você possa enviar um e-mail, contendo as informações do pedido, sem sair da tela de pedido, você pode utilizar a aba "Email" e então seguir os passos a seguir.

1) ✍️ Escrever qual será o texto enviado no corpo do e-mail;

2) 🖱️ Clicar em "Novo Registro";

3) 💻 Informar um endereço de e-mail em "E-mail 1";

4) Clicar em "Salvar".

Pronto, registro salvo com sucesso!

Comissão

Caso o pedido que você gerar tenha que informar a comissão para um representante ou atendente específico, basta você:

1)🖱️Ir para a aba "Comissão";

2)🎯Selecionar o representante ou atendente em questão;

O sistema irá calcular a comissão automaticamente e exibirá esses valores conforme o que foi cadastrado para cada pessoa.

3)Clicar em "Salvar".

Pronto, comissão inserida com sucesso.

Adiantamento de pedidos

Para poder gerar títulos para que seu cliente pague de maneira adiantada, você deve:

1) 🖱️ Com o pedido feito, ir para a aba "Adiantamento";

2)💳Selecionar a condição de pagamento;

O ideal é criar condições de pagamento específicas para adiantamentos, as quais teriam uma parcela única.

Você pode notar que as condições de pagamento, cadastradas com 2 ou mais parcelas, não irão aparecer, pois são inadequadas para esse caso. O correto é ir acrescentando as parcelas uma a uma e alterando as datas de vencimento.

3)🎯Selecionar o banco portador;

5)📆Assim que inserida a parcela, você deve alterar a data de vencimento, a partir do que foi combinado com seu cliente;

6)💰Inserir o valor que será pago;

Você também poderá alterar a descrição de cada parcela, informando o que for melhor para seu entendimento.

7)Agora é só clicar em "Salvar".

Após salvar todo o processo, o sistema irá gerar novos títulos referentes a cada uma das parcelas criadas. Então, o financeiro deverá realizar o processo normal de enviar a remessa de títulos para o banco.

Clicando no nome do título, uma nova guia será aberta com todo o detalhamento do título em questão.

OU

2) Clicar em "Buscar Títulos";

3) Selecionar o título de adiantamento em questão;

Para esse caso, o título de adiantamento deve estar aberto para que possa ser vinculado, caso contrário ele não aparecerá para a seleção.

4) Clicar em "Atualizar";

5) Você pode realizar alterações no valor e/ou na data de pagamento, além disso você pode visualizar o título de adiantamento clicando na descrição do campo "Título";

6) Agora é só clicar em "Salvar".

Retornando para a tela de pedidos, você pode verificar que pedidos com adiantamento aparecerão com um cadeado ao lado de "Liberado"/"Bloqueado" e, passando o mouse por cima desse símbolo, aparecerá o motivo de ele estar ali. Para que o pedido seja liberado e seja possível realizar a emissão da nota, o financeiro deve verificar o adiantamento.

Devoluções

Nesta parte das devoluções que serão feitas as vinculações dos créditos que um cliente tenha na empresa, gerados por devoluções de mercadoria.

Para realizar o encontro de notas de maneira correta, você vai:

1) 📝Criar um pedido normalmente para o cliente em questão;

2) 🖱️ Ir para a aba "Devoluções";

3) 🔍 Clicar na lupa, em "Relação de Títulos (Pagar Devolução)";

4) 🎯 Selecionar o título de devolução em questão;

6) Clicar em "Salvar".

Pronto! O desconto foi feito no pedido e, quando for gerada a nota referente a ele, os títulos gerados terão o valor total descontado.

Créditos que cobrem todo o valor do pedido

Os títulos de devoluções que possuírem um valor igual ou maior ao valor do pedido, quando utilizados, cobrirão todo o valor desse pedido. Assim, o cliente não terá de pagar nenhum valor.

Caso o valor do crédito tenha sido maior que o valor do pedido, depois de realizar a emissão da nota fiscal e o pedido for faturado, será descontado do título o valor que já foi utilizado e, na tela do título de devolução, aparecerá o valor total do título e a quantia que foi paga, possibilitando que o valor em aberto seja utilizado novamente em outro pedido.

Créditos que cobrem parcialmente o valor do pedido

Já os títulos de devoluções que tiverem o valor menor que o valor total do pedido, quando forem utilizados, o sistema calculará a diferença sobre o valor do pedido e valor do crédito, deixando um valor em aberto.

Posterior com a emissão da NF-e, o título de devolução terá a baixa total e os títulos gerados pela nota fiscal terão apenas o valor que ficou em aberto no pedido.

Outro método de desconto

Você também pode descontar esses créditos nos boletos que já foram gerados por notas de pedidos anteriores. Para verificar esse passo a passo clique em "Título a Receber".

Dispositivos Legais

Nesta aba dos dispositivos legais, é possível visualizar, acrescentar e remover as observações que ficam contidas na parte inferior do documento do pedido. E, se estiver parametrizado, uma observação inserida no pedido pode ser resgatada no Danfe, posteriormente, de forma automática.

Para um pedido com adiantamento, por exemplo, podemos adicionar essa observação e, para isso:

1) 🖱️ Ir para a aba "Dispositivos Legais";

2.1) 🎯 Selecionar a observação em questão;

3) 🖱️ Verificar se a observação adicionada está correta e clicar em "Salvar";

Pronto, agora quando você verificar o documento do pedido, em PDF por exemplo, nas "Informações Complementares" estarão presentes todas as observações postas em "Dispositivos Legais".

Totais

Na aba dos totais são exibidos todos os valores do pedido, com descontos, acréscimos e impostos, além de exibir o total financeiro, referente as contas a receber que serão geradas por esse pedido. Assim você pode verificar se as informações estão de acordo com o que foi combinado com o seu cliente.

Produtos

É na aba de produtos do pedido que você visualizará os produtos que foram adicionados no pedido, poderá acrescentar e remover itens, editar a quantidade e valores unitários. Além disso, você poderá verificar as tributações aplicadas para cada produto.

Para acrescentar um produto no pedido basta:

  • 🔍 Clicar na lupa;

  • 🎯 Pesquisar e selecionar o produto em questão;

Depois de acrescentar os produtos desejados, você poderá verificar a unidade de medida que está sendo vendida, a quantidade, o preço bruto (preço bruto por unidade de medida), a percentagem e o valor de desconto - se houver, o preço líquido (preço líquido por unidade de medida), o preço total por item (preço líquido multiplicado pela quantidade) e, por último, o preço total de todos os produtos (soma de todos os preços totais).

Você pode fazer alterações nos campos UM, Quantidade, Preço Bruto, % Desc. e $ Desc. conforme a sua necessidade. Os campos Preço Líquido e Preço Total vão se ajustando automaticamente.

Para remover um item da lista, basta você:

  • Clicar em "Remover".

Pronto, o item foi removido da lista, mas lembre-se de clicar em "Salvar", se não a alteração não será salvo!

Ademais, você pode verificar as informações de impostos atribuídas para cada produto e, para isso:

  • 🖱️ Clicar em "+ Informações".

Ao abrir a tela de informações adicionais, serão exibidas a operação fiscal que foi selecionada automaticamente pelo sistema e a classificação fiscal do produto. Além de constar o NCM e todos os valores de impostos conforme cadastrado na operação fiscal utilizada.

Em "Demais Campos", você encontra as informações de peso, valor de seguro, frete e despesa aduaneira e o fator de conversão de unidade de medida, se houver.

Os valores de peso são resgatados do cadastro do produto.

Adicionais

Na aba dos adicionais que você encontrará informações como lista de preço, embalagem, almoxarifado, data de solicitação e data prevista.

Você pode selecionar uma lista de preço, que pode variar conforme a situação, que já esteja cadastrada no sistema. Assim, o preço será resgatado de forma automática, conforme nela está informado.

Haverá situações em que a lista de preço não permitirá que você altere o preço do produto por causa do parâmetro que foi informado quando ela foi cadastrada.

Caso seja necessário, você também pode alterar de qual almoxarifado sairá o produto em questão e a embalagem que utilizará.

Ademais, você pode informar a data prevista de entrega e a data em que foi feita a solicitação, se desejar.

Descontos

Nesta aba de descontos, você poderá informar algum desconto que foi feito para esse pedido conforme foi acordado com seu cliente.

Para acrescenta um desconto, você vai:

  • 🔍 Clicar na lupa;

  • 🎯 Selecionar o tipo de desconto cadastrado no sistema;

  • 💰 Digitar o valor ou alterar o percentual do desconto;

Pronto, desconto salvo com sucesso!

Acréscimos

Já nesta aba de acréscimos, você pode acrescentar os valores extras para esse documento como frete, seguro, despesa aduaneira, entre outros.

E para acrescentar um valor de acréscimo, estando na aba "Acréscimos", você vai:

  • 🔍 Clicar na lupa;

  • 🎯 Selecionar o tipo de acréscimo que será feito, conforme já cadastrado no sistema;

  • 💰 Digitar o valor ou alterar o percentual do acréscimo;

Pronto, acréscimo feito com sucesso!

Transporte

Na aba de transportes, você pode verificar as informações referentes ao transporte dessa mercadoria que será vendida.

Assim, no campo "Transportadora", são exibidos as informações de frete, identificação da transportadora, os pesos, entre outros campos.

Além disso, nessa aba você pode selecionar a opção de entrega em um endereço diferente do faturamento que consta na parte inferior esquerda da tela.

Ao marcar essa opção, outros campos são exibidos para o preenchimento conforme necessário.

Documentação de pedidos

É possível acrescentar observações a um pedido e também visualizar o motivo de um pedido ter sido bloqueado manualmente.

Pedidos com observações são destacados em azul na parte da razão social do cliente:

Para verificar qual seria essa observação e excluí-la, se necessário, você deve:

2) 🖱️ Clicar em "Documentar";

3) Você pode apenas visualizar a observação e clicar em "Cancelar". Ou você pode alterar a observação (podendo apagar toda ela) e posteriormente clicar em "Salvar".

Pronto! Agora você está ciente da observação. Você pode também pode utilizar esse campo para acrescentar uma observação para que seu colega veja.

Gerando notas de pedidos

Para que você possa emitir uma nota de um pedido, você pode:

2) 🖱️ Clicar em "Gerar Nota";

3) Confirmar a geração da nota.

Pronto, nota gerada com sucesso!

Gerando nota de vários pedidos

Você pode gerar notas de vários pedidos ao mesmo tempo, para isso basta:

1) ✔️ Selecionar os pedidos em questão;

2) 🖱️ Clicar em "Gerar Notas";

3) Confirmar a geração da nota.

Pronto, notas geradas com sucesso!

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