Ahead Sistemas
  • Seja bem-vindo(a)!
  • Padrões do Manual
  • Perguntas Frequentes
  • Venha nos conhecer!
  • Dashboard
  • Favoritos
  • Configuração
    • Administração
      • Grupo de usuários
        • Permissões manifesto do Destinatário
      • Hier. Parâmetros do Sistema
        • Alterar NF-e para Ambiente de Produção
      • Usuários
      • Hier. Documentos
      • Responsáveis na empresa
      • Cópia de parâmetros
      • Configurações Serviço Extrai XML do ERP
    • Logs
    • Suprimentos
    • Análise
    • Notificações
    • Calendário
    • Versão
    • Untitled
    • Configuração Follow-Up OC
  • Comercial
    • Tabelas
      • Lista de preço de compra
      • Notas de Serviço
      • Empresas
        • Certificado Digital
          • Importação
          • Exportação
      • Cargos
      • Lista de preço de venda
      • Descontos
      • Acréscimos
      • Perfil de Pessoas
      • Produtos lista de preço de venda
      • Imagens Orçamento
    • Cadastros
      • Operadoras de cartão de crédito
      • Produtos
      • Notas de Saída
        • Falha no Schema XML
      • Clientes
      • Representantes
      • Pessoas
      • Orçamentos
    • Consultas
      • Preços de Venda
      • Curva ABC
    • Relatórios
      • Agenda Corporativa
      • Rel. Notas de Saída
      • Pedidos
    • NF-e
      • Numeração Faltante
      • Visualização da Nota
      • Inutilização NF-e
      • Cancelamento NF-e
      • Carta de Correção
    • Contratos
      • Ordens de Seviço
      • Tipos de Atendimento
      • Combustíveis
    • Faturamentos
      • Untitled
    • NFS-e
      • NFS-e Emissão
      • Cancelamento
    • Pedidos
      • Pedidos
      • Liberação/Bloqueio de Pedidos
    • Análises
      • Inatividade de Venda
      • Comparativo de Faturamento
    • Comissões
    • Tabelas comércio
    • Integração Ecommerce
    • Utilitários
      • Importa Pessoas ERP Terceiros
    • TEF (Transferencia eletronica de Fundos)
      • Cancelamento de TEF
      • Configurações/instalação
  • Suprimentos
    • Tabelas
      • Unidades de Medida
      • Históricos de Estoque
      • Almoxarifados
      • Embalagens
      • Justificativa Lançamento de Estoque
      • Motivos de Devolução
      • Natureza de Notas
    • Cadastros
      • Conversão Unidade
      • Critérios de Bloqueios de Documentos
      • Transportadoras
      • Fornecedores
      • Produtos por Forncedor
      • Produtos por Clientes
      • Conversão Unidade p/ Produto
      • Atendido Por
      • Produtos Especiais
    • Suprimentos
      • Transferência de Estoque
      • Lançamentos de Estoque
      • Contagem de Estoque
      • Implantação de Estoque
    • Recebimentos
      • Radar Fiscal
      • Nota de Entrada
        • Falha no Schema XML
      • Manifesto do Destinatário
        • Importação de Notas
        • Fluxograma
        • Parâmetros
      • Notas Devolução
      • Confirmação de notas Portaria
    • Compras
      • Ordem de Compra
    • Análises
      • Liberação de Ordem de Compra
      • Disponibilidade de Estoque
    • Devoluções
      • Conversão Unidade p/ produto
      • Produtos por Fornecedor
    • Sped Fiscal
      • De para CFOP
      • De para CST
  • Financeiro
    • Financeiro
      • Caixa
      • Controle de Caixa
      • Gerar títulos em lote
      • Apuração de Comissões
    • Tabelas
      • Portadores
      • Históricos Financeiros
      • Condições de Pagamento
      • Posições de Títulos
      • Configurações de Cobrança
      • Reenvio de e-mail de Cobrança
      • Previsões
    • Contas a Receber
      • Título a Receber
        • Reenvio de Títulos de Remessa
        • Cancelamento de titulo de contas a receber
      • Alterar títulos em lote
      • Adiantamento de Contas a Receber
    • Contas a Pagar
      • Título a Pagar
    • Consultas
      • Fluxo de Caixa
      • Painel Financeiro
      • Fluxo de Caixa por Período
    • Cobrança Escritural
      • Hist. de Remessas Geradas
      • Retorno da Cobrança Escritural
      • Histórico de Retornos a Cobrança
      • Geração de Arquivo de Remessa
      • Títulos de Remessa
    • Conciliação bancária
      • Conta Bancária
      • Conciliar
      • Categorias
      • Conta Caixa
      • Conciliar Cartão de crédito
      • Conciliar e-commerce
  • Controladoria
    • Tabelas
      • Classificações Fiscais
      • Observações
      • Operações Fiscais
        • ICMS Creditado
      • Perfil Fiscal
      • Tipo de Venda
      • Tipo de Compra
      • Grupos Fiscais
      • Controle de XML
      • Definição do Plano
      • Importação CNPJ Simples Nacional
    • Contabilidade
      • Contas Contábeis
      • Centro de Custos
      • Históricos Contábeis
      • Lançamentos
      • Diário de Fornecedores
      • Diário de Clientes
      • Diário de Fornecedores/Clientes - Saldos
      • Integração Contábil
      • Contas contábeis por operação
      • Untitled
    • Regras Fiscais
      • Simulação de Tributação
    • Inventário
      • Geração do Inventário
      • Alteração do Inventário
  • Engenharia
    • Relatório de Custos
  • Gestão Escritório
    • Tabelas
      • Prioridades - Tarefas
      • Campos Configuráveis
    • Cadastros
    • Análises
    • Procedimento
    • Layouts de Obrigações
    • Projetos
  • Comercial IG
    • Orçamentos Solares
  • CRM
    • Tabelas
      • Regiões
      • Motivos Rejeição
      • Funil
      • Metas
      • Origem Lista Leads
      • Importação CNPJ Leads Desconsiderar
      • Pipeline/Funil
      • Marcadores
      • Segmentos de Leads
    • Cadastros
      • Prospects
      • Negócios
      • Geração de leads
      • Prospectar Leads
    • Análises
      • Indicadores
  • Relatórios
    • Relatórios
  • Módulo de Devoluções
  • TTD
    • Calculo TTD
      • CFOP Cálculo TTD
      • Produtos Excluídos do Cálculo
      • Depara de Código de ajustes
      • Importação de Pessoas TTD
      • Importação SPED Fiscal
      • Exceção cálculo CT-e
      • Exceções para regras
      • TTD por Estabelecimentos
  • Page
  • Auditor CT-e
    • Cadastro de Configurações de Data inicial
  • Auditoria
    • Notificador
Powered by GitBook
On this page
  • Tipos de documento
  • Criando um novo pedido
  • Info Pagamentos
  • E-mail
  • Comissão
  • Adiantamento de pedidos
  • Devoluções
  • Dispositivos Legais
  • Totais
  • Produtos
  • Adicionais
  • Descontos
  • Acréscimos
  • Transporte
  • Documentação de pedidos
  • Gerando notas de pedidos
  • Gerando nota de vários pedidos

Was this helpful?

  1. Comercial
  2. Pedidos

Pedidos

Nesta parte do manual veremos tudo relacionado a pedidos, como criar um orçamento, efetivar orv para pedido, gerar adiantamentos, entre outros.

PreviousPedidosNextLiberação/Bloqueio de Pedidos

Last updated 3 years ago

Was this helpful?

Caminho até lá: Comercial ➔ Pedidos ➔ Pedidos.

Nesta tela do sistema é possível que você realize as emissões de pedidos, busque e visualize as informações dos pedidos já emitidos, além de poder gerar notas fiscais para um ou mais pedidos.

Tipos de documento

Nesta tela onde se cria um novo pedido, é possível alterar o tipo de documento podendo ser:

Tipo doc.

Descrição

Casos utilizados

ORV

Orçamento

Criar orçamento para cliente e depois efetivá-lo como pedido.

ORV-P

Orçamento para Prospect

Criar orçamento específico para prospect.

PCON

Pedido de Consumo/baixa

Cria pedido para a baixa de estoque de mercadorias.

PE

Pedido de Venda

Pedido tradicional para vendas.

PE-DEV

Pedido de Devolução

Criar um pedido de devolução de mercadoria.

PETRAN

Pedido de Transferência

Criar pedido de transferência de mercadoria de uma loja para a outra, assim realiza a movimentação de estoque.

PEW

Pedidos WEB

Pedidos feitos via website.

PTRO

Pedido de Troca

Pedido específico para a troca de mercadoria.

Criando um novo pedido

Para cadastrar um novo pedido no sistema, você vai:

3) Informar:

Assim que o cliente for informado, a condição de pagamento pode ser resgatada automaticamente, conforme informado em seu cadastro.

OU

Pronto, pedido realizado com sucesso!

Info Pagamentos

Nessa aba do pedido você pode verificar para qual portador e a posição que será gerado o(s) título(s) quando o pedido for faturado.

Além disso, é nessa aba que você poderá informar o pagamento por cartão de crédito. Para isso, você vai:

O pagamento pode ser feito em quantos cartões forem necessários.

O valor que será pago em cartão, deve ser exatamente igual ao valor do total financeiro do pedido

Pronto, cartão de crédito salvo com sucesso!

E-mail

Para que você possa enviar um e-mail, contendo as informações do pedido, sem sair da tela de pedido, você pode utilizar a aba "Email" e então seguir os passos a seguir.

Pronto, registro salvo com sucesso!

Comissão

O sistema irá calcular a comissão automaticamente e exibirá esses valores conforme o que foi cadastrado para cada pessoa.

Pronto, comissão inserida com sucesso.

Adiantamento de pedidos

Para poder gerar títulos para que seu cliente pague de maneira adiantada, você deve:

Você pode notar que as condições de pagamento, cadastradas com 2 ou mais parcelas, não irão aparecer, pois são inadequadas para esse caso. O correto é ir acrescentando as parcelas uma a uma e alterando as datas de vencimento.

Você também poderá alterar a descrição de cada parcela, informando o que for melhor para seu entendimento.

Após salvar todo o processo, o sistema irá gerar novos títulos referentes a cada uma das parcelas criadas. Então, o financeiro deverá realizar o processo normal de enviar a remessa de títulos para o banco.

Clicando no nome do título, uma nova guia será aberta com todo o detalhamento do título em questão.

OU

2) Clicar em "Buscar Títulos";

3) Selecionar o título de adiantamento em questão;

Para esse caso, o título de adiantamento deve estar aberto para que possa ser vinculado, caso contrário ele não aparecerá para a seleção.

4) Clicar em "Atualizar";

5) Você pode realizar alterações no valor e/ou na data de pagamento, além disso você pode visualizar o título de adiantamento clicando na descrição do campo "Título";

Devoluções

Nesta parte das devoluções que serão feitas as vinculações dos créditos que um cliente tenha na empresa, gerados por devoluções de mercadoria.

Para realizar o encontro de notas de maneira correta, você vai:

Pronto! O desconto foi feito no pedido e, quando for gerada a nota referente a ele, os títulos gerados terão o valor total descontado.

Créditos que cobrem todo o valor do pedido

Os títulos de devoluções que possuírem um valor igual ou maior ao valor do pedido, quando utilizados, cobrirão todo o valor desse pedido. Assim, o cliente não terá de pagar nenhum valor.

Caso o valor do crédito tenha sido maior que o valor do pedido, depois de realizar a emissão da nota fiscal e o pedido for faturado, será descontado do título o valor que já foi utilizado e, na tela do título de devolução, aparecerá o valor total do título e a quantia que foi paga, possibilitando que o valor em aberto seja utilizado novamente em outro pedido.

Créditos que cobrem parcialmente o valor do pedido

Já os títulos de devoluções que tiverem o valor menor que o valor total do pedido, quando forem utilizados, o sistema calculará a diferença sobre o valor do pedido e valor do crédito, deixando um valor em aberto.

Posterior com a emissão da NF-e, o título de devolução terá a baixa total e os títulos gerados pela nota fiscal terão apenas o valor que ficou em aberto no pedido.

Outro método de desconto

Dispositivos Legais

Nesta aba dos dispositivos legais, é possível visualizar, acrescentar e remover as observações que ficam contidas na parte inferior do documento do pedido. E, se estiver parametrizado, uma observação inserida no pedido pode ser resgatada no Danfe, posteriormente, de forma automática.

Para um pedido com adiantamento, por exemplo, podemos adicionar essa observação e, para isso:

Pronto, agora quando você verificar o documento do pedido, em PDF por exemplo, nas "Informações Complementares" estarão presentes todas as observações postas em "Dispositivos Legais".

Totais

Na aba dos totais são exibidos todos os valores do pedido, com descontos, acréscimos e impostos, além de exibir o total financeiro, referente as contas a receber que serão geradas por esse pedido. Assim você pode verificar se as informações estão de acordo com o que foi combinado com o seu cliente.

Produtos

É na aba de produtos do pedido que você visualizará os produtos que foram adicionados no pedido, poderá acrescentar e remover itens, editar a quantidade e valores unitários. Além disso, você poderá verificar as tributações aplicadas para cada produto.

Para acrescentar um produto no pedido basta:

Depois de acrescentar os produtos desejados, você poderá verificar a unidade de medida que está sendo vendida, a quantidade, o preço bruto (preço bruto por unidade de medida), a percentagem e o valor de desconto - se houver, o preço líquido (preço líquido por unidade de medida), o preço total por item (preço líquido multiplicado pela quantidade) e, por último, o preço total de todos os produtos (soma de todos os preços totais).

Você pode fazer alterações nos campos UM, Quantidade, Preço Bruto, % Desc. e $ Desc. conforme a sua necessidade. Os campos Preço Líquido e Preço Total vão se ajustando automaticamente.

Para remover um item da lista, basta você:

Pronto, o item foi removido da lista, mas lembre-se de clicar em "Salvar", se não a alteração não será salvo!

Ademais, você pode verificar as informações de impostos atribuídas para cada produto e, para isso:

Ao abrir a tela de informações adicionais, serão exibidas a operação fiscal que foi selecionada automaticamente pelo sistema e a classificação fiscal do produto. Além de constar o NCM e todos os valores de impostos conforme cadastrado na operação fiscal utilizada.

Em "Demais Campos", você encontra as informações de peso, valor de seguro, frete e despesa aduaneira e o fator de conversão de unidade de medida, se houver.

Adicionais

Na aba dos adicionais que você encontrará informações como lista de preço, embalagem, almoxarifado, data de solicitação e data prevista.

Haverá situações em que a lista de preço não permitirá que você altere o preço do produto por causa do parâmetro que foi informado quando ela foi cadastrada.

Ademais, você pode informar a data prevista de entrega e a data em que foi feita a solicitação, se desejar.

Descontos

Nesta aba de descontos, você poderá informar algum desconto que foi feito para esse pedido conforme foi acordado com seu cliente.

Para acrescenta um desconto, você vai:

Pronto, desconto salvo com sucesso!

Acréscimos

Já nesta aba de acréscimos, você pode acrescentar os valores extras para esse documento como frete, seguro, despesa aduaneira, entre outros.

E para acrescentar um valor de acréscimo, estando na aba "Acréscimos", você vai:

Pronto, acréscimo feito com sucesso!

Transporte

Na aba de transportes, você pode verificar as informações referentes ao transporte dessa mercadoria que será vendida.

Assim, no campo "Transportadora", são exibidos as informações de frete, identificação da transportadora, os pesos, entre outros campos.

Além disso, nessa aba você pode selecionar a opção de entrega em um endereço diferente do faturamento que consta na parte inferior esquerda da tela.

Ao marcar essa opção, outros campos são exibidos para o preenchimento conforme necessário.

Documentação de pedidos

Pedidos com observações são destacados em azul na parte da razão social do cliente:

Para verificar qual seria essa observação e excluí-la, se necessário, você deve:

Pronto! Agora você está ciente da observação. Você pode também pode utilizar esse campo para acrescentar uma observação para que seu colega veja.

Gerando notas de pedidos

Para que você possa emitir uma nota de um pedido, você pode:

Pronto, nota gerada com sucesso!

Gerando nota de vários pedidos

Você pode gerar notas de vários pedidos ao mesmo tempo, para isso basta:

Pronto, notas geradas com sucesso!

1)Clicar em "Novo";

2) Selecionar "Pedido de Venda", em "Documento";

3.1)o cliente;

3.2)a condição de pagamento;

3.3)o tipo de operação;

4) Selecionar os produtos desse pedido;

5)Clicar em, nas "Ações";

Você pode clicar na lupa, pesquisar o nome do produto em questão e depois clicar empara selecioná-lo. Ou você pode informar o código que o produto será resgatado diretamente.

6)Digitar o preço por unidade de medida e a quantidade a ser vendida;

6) Informar a quantidade e, em "Adicionais", alterar a lista de preço que possui o preço correto do produto em questão;

7)Clicar em "Salvar".

1) Clicar em "Novo Registro";

2) Digitar o valor que será pago;

3) Selecionar a bandeira do cartão de crédito;

4) Selecionar a operadora;

5) Digitar o número de autorização, sem essa informação não será possível concluir o pedido;

6) Clicar em "Salvar";

1) Escrever qual será o texto enviado no corpo do e-mail;

2) Clicar em "Novo Registro";

3) Informar um endereço de e-mail em "E-mail 1";

4) Clicar em "Salvar".

Caso o pedido que você gerar tenha que informar a para um representante ou atendente específico, basta você:

1)Ir para a aba "Comissão";

2)Selecionar o em questão;

3)Clicar em "Salvar".

1) Com o pedido feito, ir para a aba "Adiantamento";

2)Selecionar a condição de pagamento;

O ideal é criar específicas para adiantamentos, as quais teriam uma parcela única.

3)Selecionar o banco portador;

4)Clicar em nas "Ações";

5)Assim que inserida a parcela, você deve alterar a data de vencimento, a partir do que foi combinado com seu cliente;

6)Inserir o valor que será pago;

7)Agora é só clicar em "Salvar".

6) Agora é só clicar em "Salvar".

Retornando para a tela de pedidos, você pode verificar que pedidos com adiantamento aparecerão com um cadeado ao lado de "Liberado"/"Bloqueado" e, passando o mouse por cima desse símbolo, aparecerá o motivo de ele estar ali. Para que o pedido seja liberado e seja possível realizar a emissão da nota, o financeiro deve .

1) normalmente para o cliente em questão;

2) Ir para a aba "Devoluções";

3) Clicar na lupa, em "Relação de Títulos (Pagar Devolução)";

4) Selecionar o título de devolução em questão;

5) Clicar em, nas "Ações";

6) Clicar em "Salvar".

Você também pode descontar esses créditos nos boletos que já foram gerados por notas de pedidos anteriores. Para verificar esse passo a passo clique em "".

1) Ir para a aba "Dispositivos Legais";

2) Clicar na lupa;

2.1) Selecionar a observação em questão;

2.2) Clicar em, nas "Ações";

3) Verificar se a observação adicionada está correta e clicar em "Salvar";

Clicar na lupa;

Pesquisar e selecionar o produto em questão;

Clicar em, nas "Ações".

Clicar em , do item em questão;

Clicar em "Remover".

Clicar em , do item em questão;

Clicar em "+ Informações".

Os valores de peso são resgatados do.

Você pode selecionar uma , que pode variar conforme a situação, que já esteja cadastrada no sistema. Assim, o preço será resgatado de forma automática, conforme nela está informado.

Caso seja necessário, você também pode alterar de qual sairá o produto em questão e a que utilizará.

Clicar na lupa;

Selecionar o tipo de cadastrado no sistema;

Digitar o valor ou alterar o percentual do desconto;

Clicar em, nas "Ações".

Clicar na lupa;

Selecionar o tipo de que será feito, conforme já cadastrado no sistema;

Digitar o valor ou alterar o percentual do acréscimo;

Clicar em, nas "Ações".

É possível acrescentar observações a um pedido e também visualizar o motivo de um pedido ter sido .

1) Clicar em, do pedido em questão;

2) Clicar em "Documentar";

3) Você pode apenas visualizar a observação e clicar em "Cancelar". Ou você pode alterar a observação (podendo apagar toda ela) e posteriormente clicar em "Salvar".

1) Clicar em, do pedido em questão;

2) Clicar em "Gerar Nota";

3) Confirmar a geração da nota.

1) Selecionar os pedidos em questão;

2) Clicar em "Gerar Notas";

3) Confirmar a geração da nota.

✏️
🎯
💼
💳
🖱️
🎯
💰
💰
🖱️
🖱️
💰
🎯
🎯
🔢
✅
✍️
🖱️
💻
✅
🖱️
✅
🖱️
💳
🎯
📆
💰
✅
✅
🖱️
🔍
🎯
✅
🖱️
🎯
🖱️
🔍
🎯
❌
🖱️
🔍
💰
🔍
💰
🖱️
✅
🖱️
✅
✔️
🖱️
✅
comissão
condições de pagamento
lista de preço
almoxarifado
embalagem
🎯
desconto
🎯
acréscimo
📝
Criar um pedido
🖱️
🎯
🖱️
🖱️
🖱️
🖱️
🖱️
🖱️
🖱️
🖱️
🖱️
🖱️
🖱️
bloqueado manualmente
representante ou atendente
verificar o adiantamento
Título a Receber
cadastro do produto