Título a Receber
Last updated
Last updated
Caminho até lá:Financeiro ➔ Contas a Receber ➔ Títulos a Receber.
As informações do contas a receber são geradas pelas notas fiscais de saída. Tanto notas de produto (NF-e) quanto por notas de serviço (NFS-e). Os títulos que aqui se encontram podem também ser registrados pela cobrança escritural.
Caso seja necessário, você pode gerar uma duplicata manual seguindo os seguintes passos:
1) 🖱️ Clicar em "Novo registro";
2) 🔄 Alterar o tipo do documento para "DUPM.";
3) 💻 Digitar:
3.1) 🔢 o número do título;
3.2) 🔢 o número da parcela;
💡 Dica: para o número do título você pode informar o ano em que está e para o número da parcela informe o mês que ela se refere. Isso facilitará a busca e a visualização do título.
3.3) 💰 valor;
3.4) 📆 a data de vencimento;
3.5) 📆 se necessário, alterar a data de emissão;
3.6) 📝 se quiser, você pode incluir alguma observação para esse título, como por exemplo: o porquê de ser criado manual para que possa ser facilmente lembrado no futuro.
4) 💼 Informar o cliente;
5) ✅ Conferir as informações e clicar em "Salvar".
Pronto! Seu título a receber foi gerado com sucesso.
Observe que neste momento o sistema já criou, na parte de baixo, uma nova movimentação automática com o histórico financeiro de emissão, contendo todos os dados da emissão do titulo.
1 - Não é possível editar ou excluir movimentações que foram geradas automaticamente pelo sistema.
Se o título tenha sido gerado por uma nota fiscal, será necessário excluir a nota do sistema e emití-la/importá-la novamente com os valores ou condições corretas.
2 - Caso o retorno da cobrança escritural já tenha sido realizado, será necessário desfazê-lo para depois apagar o título em questão. Caso ele tenha sido gerado automaticamente pelo sistema, volte para a observação 1.
3 - Quando se necessita realizar a exclusão ou modificação de um título posterior a conclusão da conciliação bancária, também se faz necessário desfazer o processo de conciliação. Ou seja, é preciso desassociar o título de uma data do extrato. Feito isso, volte para a observação 2.
4 - Por último, se a integração contábil já tiver sido realizada, nada mais poderá ser alterado ou excluído!
Caso o portador utilizado para os títulos faça uso da cobrança escritural, você pode visualizar o arquivo de cobrança em PDF. Basta você:
1) 🎯 Selecionar o título em questão;
2) 🖱️ Clicar em "Editar";
3) 🖱️ Clicar no botão "Boletos" ou "Individual".
Quando o titulo é gerado por uma nota fiscal e possui diversas parcelas, o botão "Boletos", irá baixar todos os documentos em um arquivo zip. Enquanto que o botão "Individual" irá salvar apenas o boleto da parcela em questão.
Quando um titulo for pago utilizando um boleto é importante que seja feito o registro do título via geração de arquivo de remessa da cobrança escritural. Dessa forma o banco terá consciência da existência do título e o cliente poderá fazer o pagamento via rede bancária.
Para identificar se um título foi remetido ou não para banco, é importante observar o indicador "Enviado para banco".
Normalmente os títulos que são enviados via cobrança escritural, são baixados de forma automática pelo retorno da cobrança. Podem ocorrer situações nas quais os títulos precisarão ser liquidados de forma manual com a informação de: descontos, taxas de marketplace, entre outros.
Para realizar a baixa manual de um título você vai:
1) 🎯 Selecionar o título em questão;
2) 🖱️ Clicar em "Editar";
3) ➕ Em "Movimentação", clicar em "Nova Movimentação";
4) 🎯 Selecionar "Baixa" no "Hist. Financeiro";
5) 💰 Informar o valor que foi pago;
6) 🖱️ Ir para a aba "Avançado";
7) 💰 Informar, se necessário, o valor de:
juros;
multa;
despesas do banco;
despesas de cartório;
desconto;
frete de marketplace;
e comissão de marketplace.
Cada um dos campos a cima são contabilizados em contas contábeis especificas, por isso é importante que sejam informados os campos corretos.
8) ➕ Clicar em "Adicionar";
9) ✅ Clicar em "Salvar".
Pronto, baixa manual feita com sucesso!
Na aba "Avançado" dos títulos a receber você poderá visualizar qual foi histórico financeiro utilizado para gerar esse título e a qual condição de pagamento foi nele aplicado. Além disso, é nessa aba que consta a informação do número de autorização para os pagamentos com cartão de crédito, necessário para a conciliação de cartão.
Após o título ser enviado para banco e o retorno da cobrança tiver sido importado no sistema, as informações referentes aos valores de tarifas cobrados aparecerão na aba "Tarifas" do título em questão.
Já na aba "Comissão", você pode verificar a comissão, vinculada a esse título, de um (ou mais) representante ou atendente cadatrado. Os valores de cada comissão são calculados de forma automática pelo sistema, baseado no valor total do título e no percentual de comissão cadastrado no cadastro da pessoa.
Nesta aba você pode adicionar e/ou excluir a informação de comissão para um determinado atendente ou representante.
Esse tipo de adiantamento é o mais usado entre as empresas. Ele é gerado quando o pedido está sendo feito e o passo a passo desse processo você encontra em: Adiantamento de pedidos.
O adiantamento parcelado é utilizado quando você precisa que o cliente pague uma parte do valor adiantado de forma parcelada. Para gerar os títulos de adiantamento parcelado, você pode utilizar a ferramenta "Gerar títulos em lote", alterando o tipo do documento de "CR - Contas a Receber" para "ADP - Adiantamento Parcelado", ou então criar os títulos manualmente, um por um.
Assim que houver o retorno da cobrança escritural do banco e esses títulos das parcelas do adiantamento estiverem como pagos, o sistema irá verificar e, de forma automática, irá dar a baixa nos títulos em questão. Da mesma forma em que ocorre para os títulos a receber.
Posterior ao retorno da cobrança escritural, você precisará vincular os títulos de adiantamento com a(s) nota(s) de saída que for(em) emitida(s) sem faturamento, na parte de "Adiantamento de Contas a Receber".
Esse tipo de adiantamento é usado especificamente quando o setor financeiro deseja ter total controle das contas. É usado em conjunto com o módulo de "Liberação/Bloqueio de Pedidos" para bloqueios com determinada condição de pagamento. Assim, o financeiro acaba gerando manualmente os adiantamentos que devem ser feitos, criando critérios de bloqueio de pedidos, liberando, posteriormente, pedidos e vinculando os adiantamentos com os títulos que foram gerados pela nota do pedido.
Para que realizar esse processo, é necessário seguir os passos abaixo:
1) 🖱️ Clicar em "Novo Registro";
2) 🔄 Alterar o tipo de documento para "ADCF - Adiant. de Cliente/Setor Financeiro";
3) 💻 Digitar:
3.1) 🔢 o número do título;
3.2) 🔢 o número da parcela;
3.3) 💰 valor;
3.4) 📆 a data de vencimento;
3.5) 📆 se necessário, alterar a data de emissão;
3.6) 📝 se quiser, você pode incluir alguma observação para esse título de adiantamento;
4) 🖱️ Informar o cliente;
Pronto, o título do adiantamento foi gerado com sucesso!
Agora o que você deve fazer é encaminhar esse título para o banco e para seu cliente para que o título possa ser pago corretamente.
Assim que a nota de saída for de fato emitida, ela irá gerar um outro título a receber.
Feito isso, você precisará relacionar o título de adiantamento, gerado anteriormente de forma manual, com o título que foi gerado pela nota fiscal.
Os títulos referentes a devoluções de compras são gerados automaticamente pelo sistema quando uma nota de saída é emitida com a finalidade de devolução e com uma condição de pagamento faturável. Com esses títulos você poderá fazer uma vinculação dessa devolução com os títulos a pagar que ainda estão abertos ou então deixar como crédito para a próxima compra.
Caso você precise gerar esses títulos manualmente, você vai:
1) 🖱️ Clicar em "Novo Registro";
2) 🔄 Alterar o tipo de documento para "Devolução de compra/Encontro de contas";
3) 💻 Digitar:
3.1) 🔢 o número do título;
3.2) 🔢 o número da parcela;
3.3) 💰 valor que foi devolvido para o seu fornecedor;
3.4) 📆 a data de vencimento;
3.5) 📆 se necessário, alterar a data de emissão;
3.6) 📝 se quiser, você pode incluir alguma observação para esse título de devolução a receber;
4) 🖱️ Informar o cliente, ou seja, o fornecedor para qual sua empresa devolveu uma compra;
Pronto, título de devolução de compra gerado com sucesso!
Agora você poderá realizar a vinculação de um título de devolução de compra a um título a pagar que ainda esteja em aberto.
Com esse processo é possível vincular créditos que um cliente tenha, gerados por devoluções de mercadoria, a títulos que ainda estejam em aberto desse mesmo cliente. Para isso, você vai:
1) 🎯 Selecionar o título referente a uma nota;
2) 📝 Clicar em "Editar";
3) 🖱️ Ir para a aba "Vincular Títulos Devolução";
5) 🎯 Selecionar o título em questão;
6) 💰 Informar o valor que será utilizado para descontar nesse título, pode ser o valor total ou parcial do crédito;
8) ✅ Clicar em "Salvar".
Pronto! O crédito foi utilizado para dar desconto em um boleto já existente.
Agora você só precisa comunicar o banco para que façam o ajuste com o desconto.
Para o título gerado pela nota, irá aparecer o "Valor Pago", para o caso de uma baixa parcial. Caso o crédito tenha sido utilizado para dar a baixa total no título, ele será atualizado para situação "Fechado".
Para o título do crédito, se utilizado todo seu valor, sua situação ficará como "Fechado", caso contrário, o valor utilizado será informado em "Valor Pago" e sua situação permanecerá como "Aberto", podendo ser utilizado em outro título novamente.
A partir desse passo a passo você poderá fazer o encontro de notas entre um adiantamento e um título gerado por uma nota. Esse processo é comumente usado pelo setor financeiro para vinculação de ADCF ao título de uma NF-e referente a um pedido, por exemplo. Para essa associação, você deve:
1) 🎯 Selecionar o título gerado pela nota;
3) 📝 Clicar em "Editar";
4) 🖱️ Ir para a aba "Vincular Títulos Adiantamento";
5) 🔍 Clicar na lupa;
6) 🎯 Selecionar o título de adiantamento;
Apenas os títulos de adiantamento que estão em aberto que aparecerão para ser selecionados.
Você pode alterar o valor que será utilizado do título de adiantamento para dar baixa parcial ou total no título referente a nota, caso necessário.
8) ✅Clicar em "Salvar".
Pronto! O título referente a nota obteve uma nova movimentação e o título de adiantamento foi fechado (caso tenha sido utilizado todo o crédito que nele havia).
Nesta tela, a parte financeira também fica responsável por verificar os adiantamentos relacionados a pedidos, garantindo que os mesmos foram pagos e, desta forma, já se pode liberar o pedido para que seja faturado.
Os pedidos que precisam da verificação de adiantamentos estarão da seguinte maneira:
Para verificar um adiantamento e, assim, liberar o pedido, você vai:
1)💻 Informar algum filtro, podendo ser o tipo de documento como "ADC - Adiantamento de Clientes";
2)🖱️ Clicar em "Filtrar Dados";
4) 🖱️ Clicar em "Adt. Verificado";
Pronto! O adiantamento foi verificado e o pedido liberado para faturamento.
5) ✅ Clicar emou.
5) ✅ Clicar emou.
4) 🔍 Buscar o título "CP-DEV", clicando em;
7) 🖱️ Clicar em;
2) 🖱️ Clicar em ;
7) 🖱️ Clicar em ;
3) 🖱️ Clicar emdo título em questão;