Prospectar Leads
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Os Leads gerados em Geração de Leads serão exibidos na tela do vendedor que poderá acessar e avaliar seguindo esses passos:
Caminho até lá: CRM ➔ Cadastros ➔ Prospectar Leads
1) Escolher os filtros que deseja ser visualizado e clicar em "Filtrar Dados" ou "Relatório"
Ao clicar em "Relatório" será gerado um arquivo em Excel que exibirá os Leads, e poderão ser aplicados filtros para exibição e controle interno!
Serão exibidos os botões: "Visualizar", "Busca Por razão social", "Busca por fantasia" e "Maps"
Visualizar: entra no Lead mostrando suas principais informações, onde pode ser editado para informar o essencial sobre o cliente.
Busca por razão social: será feita uma busca automática no Google exibindo as informações relacionadas à razão social da empresa em questão.
Busca por fantasia: consulta automática no google, pesquisando a fantasia da empresa.
Maps: mostrará a localização registrada da empresa no Google Maps.
É possível registrar os históricos de contato neste botão, além de também poder revisar o fone. Este campo foi criado para que o vendedor não necessite entrar no CRM para fazer essas alterações, então existe esta alternativa para agilizar o trabalho.
Deixando o mouse em cima deste ícone, possibilita a visualização do endereço da empresa.
Ferramenta para registrar o próximo contato com o cliente.
Se existir algum Retorno Pendente, Retornos para fazer hoje ou Retornos próximos 7 dias, eles aparecerão no respectivo campo, como na imagem acima.
Esta informação pega como critério a informação preenchida em "Próximo Contato".
Para que possa visualizar a data de primeiro contato, é preciso selecionar na coluna "Encontrado", de como anda a tratativa do Lead, se deve retornar ou se o contato foi realizado. Fazendo isso, o campo "Primeiro Contato" aparecerá automaticamente.
Para poder utilizar a ferramenta de envio de e-mails, é preciso configurar a conta de e-mail que fará o envio em: CRM -> Cadastros -> Configuração de envio de Emails
Além disso, é preciso enviar um e-mail pelo cadastro do lead no CRM para o sistema salvar as informações e posteriormente passar a enviar os email's em lote.
Para enviar um E-Mail pelo CRM é muito prático, siga o passo a passo:
Clique neste botão:
Preencha os campos abaixo:
Modelo: selecione o corpo do E-Mail de desejado. Os "Modelos" são criados pelos usuários;
Se você não tem um "Modelo" existente, você pode estar criando da seguinte maneira:
Vá até CRM -> Cadastros -> Templates de envio de emails;
Clique em "Novo Registro"
Você vai se deparar com esta tela, com os seguintes campos:
Código: sequência/numeração deste modelo;
Modelo: como o modelo irá se chamar;
Assunto: descrição do E-Mail;
Anexo: pode-se adicionar documentos ou mídias juntamente com o E-Mail;
Ativo: define se o "Modelo" poderá ser utilizado;
Mensagem: conteúdo do E-Mail;
Variáveis: este campo possibilita o vendedor modificar rapidamente o nome do destinatário quando for enviar o email, fazendo somente esta alteração da variável.
Selecione a variável e clique no "+" para adiciona-la.
Depois basta clicar em salvar.
Pronto, modelo criado!
Para: E-Mail do destinatário;
Assunto: sobre o que seria o conteúdo do E-Mail;
Mensagem: Corpo do E-Mail. Selecionando o "Modelo", este campo já é preenchido automaticamente com o texto cadastrado;
Anexo: aqui é possível anexar alguns documentos ou mídias para acompanhar o E-Mail.
Depois dos campos devidamente preenchidos, basta clicar em enviar e o E-Mail será encaminhado.
Pronto, E-Mail enviado!
Esta ferramenta existe para que você não perca tempo entrando no cadastro do Lead para fazer o envio do E-Mail, também possibilitando o múltiplo encaminhamento. Para utiliza-la é necessário já ter enviado algum E-Mail para este Lead, a ferramenta pega o histórico de contato no cadastro do Lead e analisa, para que quando seja utilizada no mesmo lead, puxe as mesmas informações como o nome e o E-Mail do histórico de contato.
Antes deste processo, é necessário a configuração do SMTP e dos Templates (Modelos de E-Mail)
Comece selecionando os Leads desejados que já possuam um email enviado pela ferramenta.
Depois desça a tela até visualizar o campo "Email" no canto inferir da tela, Selecione o "Modelo" desejado e clique em "Enviar E-Mail"
Pronto, E-Mail enviado com sucesso!
Clicando em "Visualizar" é possível alterar as principais informações de um lead utilizando campos e filtros determinados:
CAMPOS
Na aba "Geral" são encontrados os seguintes campos:
Fone revisado: o fone revisado indicará um contato que foi garantido que é o correto pela sua equipe.
Decisor encontrado: indicará se a pessoa cuja foi entrado em contato era a que tomava as decisões da empresa, ou seja, gestores(as) comerciais ou diretores(as).
Pipeline/Funil: indica as etapas do negócio, certifique-se de selecionar o funil correto para aquele negócio, saiba mais em:
Próximo Contato: informa quando será realizado o próximo contato e se ele ocorrerá
Origem: informa onde foi encontrado aquele Lead (Google, site, geração de Leads, etc.)
Segmento: podendo ser restringido apenas ao CNAE, é útil informar também de que segmento veio aquele Lead
Situação: indicará como se encontra aquele Lead
Ao selecionar "Perdido" ou "Não Qualificado" o sistema exige que você selecione um "Motivo" caso seja selecionado de dentro do cadastro do Lead, caso seja na listagem geral, é possível desqualificar sem colocar um motivo.
Aprenda a fazer isso clicando aqui:
Negócio: serve para especificar o que está sendo negociado com o cliente
Vendedor: para quem foi gerado o Lead
Etapa: indica qual etapa do Pipeline selecionado se encontra o Lead
Temperatura: Estado de relação de venda com o Lead, sendo fervendo uma grande possibilidade de fechar venda, enquanto frio seria uma pequena possibilidade.
Valor: quantia monetária que foi acordada para o negócio em questão
Recorrência: período em que o lead comprará da sua empresa, Ex: mensalmente.
Previsão Fechamento: se foi acordado, informe aqui quando será realizado o fechamento do negócio
Além do grupo "Principal" também existem os campos: "Histórico", "Contatos", "Anexos" e "Histórico Comercial", localizados na parte de baixo da página
Histórico: é utilizado para informar o Histórico do contato, Tipo, Contato, Duração e a Data do contato.
➔ Tipo: esse campo informa como foi realizado o contato:
➔ Contato: registre um e-mail ou telefone nesse campo para saber com quem foi falado
➔ Duração: quanto tempo durou o contato
➔ Data do contato: quando ocorreu o contato
Contatos: gerencie os contatos do cliente que será contatado como:
-> Contato(Descrição do Lead);
-> Email adquirido durante os contatos;
-> Setor da pessoa referente ao contato realizado.
Anexos: vincule arquivos desejados para especificar o que foi acordado no contato
Histórico Comecial
Terminando a aba "Geral", ainda possuem mais três: "Empresa", "Endereço" e "Sócios"
Empresa: serão exibidas as principais informações da empresa do seu possível cliente.
Essas informações não podem ser alteradas.
Endereço: será especificada a localização da empresa no sistema.
Sócios: informará quantos sócios a empresa referente possui, informando também, a faixa etária média.
2) Clicar em no Lead que você pretende prospectar
Depois de preencher o fone revisado, ele aparecerá em Verde
Clique em no lead que deseja encaminhar o E-Mail
➔ Clicando em é possível selecionar um "Motivo", caso não haja nenhum, é necessário cadastrar um novo
➔ Histórico do contato: informa-se o que foi conversado, podendo ser detalhado ou não, serve para entender o que aconteceu em cada conversa. Clicando emaparecerá: